A temida redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) parece não ter sido um problema para o santoantoniense Erick Quadros, de 22 anos, que tirou a nota máxima no quesito. O ENEM aconteceu em novembro de 2022 e teve como tema de redação “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
A nota do Exame foi divulgada na quinta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Erick contou que teve uma intensa rotina de treino durante o ano.
“Eu não esperava esse resultado, mas pensava em uma nota em torno de 900. Treinei bastante ao longo do ano, fiz mais de 40 redações e o tema da redação foi muito discutido em sala de aula. Eu fazia as redações e, assim que recebia as correções, eu focava e trabalhava em cima dos erros. Isso foi muito importante para mim”, disse ao site A Tarde.
Erick dá aulas online de inglês e japonês em cursos de idioma. A rotina de estudo em busca do sonho de se tornar médico já o acompanha há alguns anos. Inicialmente, ele começou a fazer cursos online e a estudar por conta própria em casa. Já em 2022, o estudante ingressou no curso Pré-vestibular Bernoulli, em Salvador.
“A gente precisa ter paciência com o processo individual de cada um. Ano passado foi um desafio conciliar meus estudos e o trabalho. Eu moro sozinho aqui em Salvador, tenho contas para pagar. Eu trabalhava a noite dando aulas particulares de idiomas e tinha que me dividir com as aulas do cursinho durante o dia. Então, eu fiquei bem contente com o resultado”, declara.
As pretensões do professor/estudante são de fazer o curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Ainda não posso afirmar sobre aprovações, mas tenho esperança de me inscrever no Sisu para o curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, talvez o Prouni. Mas o meu desejo é a Universidade Federal da Bahia”, contou.