Na próxima segunda-feira (27), a prefeitura de Amargosa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMED), vai dar início à sua primeira campanha de vacinação de 2023. De 27 de fevereiro ao final de abril será ministrada a vacina bivalente contra a covid-19, com atenção especial aos grupos prioritários nesta primeira fase.
A vacina bivalente aumenta a imunidade contra o vírus da cepa original, bem como da variante Ômicron.
De acordo com o calendário estabelecido, o alvo são pessoas maiores de 60 anos; imunocomprometidos a partir de 12 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos) e população privada de liberdade. Os grupos ficaram organizados da seguinte forma:
27/02 – Pessoas com mais de 70 anos; imunocomprometidos a partir de 12 anos e moradores de asilos e abrigos a partir de 12 anos de idade.
06/03 – Pessoa de 60 a 69 anos
20/03 – Gestantes e puérperas
17/04 – Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade; adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.
A vacinação será realizada no Centro de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Catiara 1, Jaqueira, Santa Rita, Sucupira e Corta-Mão, sempre das 8h30 às 16h (segunda a sexta).
O Programa Nacional de Vacinação 2023 também prevê a campanha de Influenza, em abril, antes da chegada do inverno, quando as baixas temperaturas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Haverá, ainda, ação de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.