O aplicativo Mais Saúde Cidadão, que começou a funcionar nesta segunda-feira (3), vai facilitar o acesso da população de Amargosa aos serviços públicos de saúde. Através do celular, será possível marcar consultas, acessar o histórico de vacinas e de prescrições de medicamentos; visualizar os resultados de exames realizados no laboratório municipal e até avaliar como foi o atendimento recebido nas unidades básicas.
Para ter acesso a todas essas facilidades será necessário baixar o aplicativo e criar uma conta usando o CPF. A partir daí, o cidadão vai poder visualizar quais os dias e horários estarão disponíveis para marcação de consultas. Se o cidadão já tiver sido atendido na rede pública de saúde, suas informações de vacinas e exames já estarão automaticamente no sistema.
Toda última semana do mês corrente será aberta a agenda de marcação para o mês seguinte. Só será permitida a marcação de uma consulta por mês para cada profissional, com exceção de casos específicos em que são necessárias consultas de retorno em curto espaço de tempo. Se o paciente não puder comparecer à consulta, deverá informar com até dois dias de antecedência através do próprio aplicativo. Se o cancelamento não for informado dentro do prazo, a remarcação só será permitida após 30 dias.
“O aplicativo vai otimizar as vagas da rede SUS e permitir que a estrutura oferecida seja utilizada de forma mais eficiente. Quando o paciente cancelar, a vaga passará, automaticamente, para outra pessoa e assim a gente amplia os atendimentos”, explicou o prefeito Júlio Pinheiro sobre o aplicativo, que também oferece informações aos gestores das unidades de saúde sobre produtividade e gargalos administrativos.