Em menos de um mês, o Hospital de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, realizou mais de 50 cirurgias entre procedimentos de urgência, emergência, eletivas e ambulatoriais. No início de abril, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), passou a ser responsável pela unidade após aprovação do processo de estadualização. Com a mudança, a Fabamed assumiu a gestão do HJ, ampliando e qualificando a assistência na região.
Somente neste período, 52 procedimentos cirúrgicos foram realizados, com a maior procura pelas cirurgias de histerectomia – que é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário –, hérnia inguinal, remoção de vesícula, entre outras.
Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana explica que o trabalho executado amplia a atenção à saúde regionalizada. “Estamos trabalhando na perspectiva da regionalização da saúde. Buscamos ampliar o acesso aos serviços de saúde em todas as regiões do estado, para que não haja necessidade de deslocamento dos pacientes de uma região para outra”, afirma Roberta.
Classificado como unidade de médio porte, o Hospital de Jaguaquara possui 54 leitos e oferece ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência adulto e pediátrico, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, urologia, angiologia, ginecologia, além de atendimento ambulatorial e serviços de apoio assistencial.
Por mês, a unidade tem previsão de realizar cerca de 5 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência. “Seguiremos trabalhando na modernização da unidade. Fico feliz em saber que contamos com o apoio da Fabamed nessa missão”, ressalta a prefeita do município de Jaguaquara, Edione Agostine.