O prefeito de Jiquiriçá, João Fernando Alves Costa, mais conhecido como Cascalho (PSB), está sendo investigado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por suspeitas de irregularidades na contratação de funcionários para a administração pública municipal.
De acordo com o órgão, Cascalho estaria utilizando seleções simplificadas para preencher as vagas na prefeitura, o que pode caracterizar violação à Constituição Federal, quanto às normas para contratações temporárias, e a suposta prática de improbidade administrativa.
Segundo o Bahia Notícias, o inquérito civil foi aberto para apurar as denúncias e o MP-BA vai oficiar o prefeito de Jiquiriçá para que apresente, em um prazo de 10 dias, a escala de férias, licenças e previsões de substituições de cada candidato da seleção e respectivos titulares, períodos e cargos a serem substituídos; além da relação dos cargos efetivos vagos e a previsão do concurso público para preenchimento das vagas.
O promotor Isaias Marcos Borges Carneiro destaca que as informações deverão ser repassadas pelo próprio Cascalho ou procurador do município, mediante documento oficial.