Cerca de 25 mil pessoas se reuniram na Praça do Bosque, em Amargosa, na manhã de domingo (27), para acompanhar a primeira missa celebrada após a posse do bispo Dom Juraci Gomes, que ocorreu momentos antes, na Igreja Matriz da cidade.
Depois da solenidade de posse, na catedral, foi feita uma procissão até o Bosque. Sob um sol forte, os fieis de 27 municípios que fazem parte da Diocese de Amargosa assistiram à ceçebração presidida por Dom Juraci Gomes, que é o quinto bispo a ocupar o cargo.
Antes de ser nomeado bispo pelo Papa Francisco, Dom Juraci, 67 anos, pertencia ao clero da Arquidiocese de Salvador. Ele recebeu a Ordenação Episcopal em 29 de julho deste ano, na capital baiana, numa cerimônia que reuniu autoridades eclesiais de todo a região.
Dom Juraci escolheu como lema do seu episcopado o trecho do livro de Isaías: “Eis-me aqui Senhor, envia-me” (Is 6, 9).
Paraibano
Dom Juraci Gomes de Oliveira masceu no dia 19 de agosto de 1956, em Catolé do Rocha, na Paraíba. Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em Maceió (AL), onde concluiu o Ensino Médio. Depois, foi transferido para Natal (RN) e, mais tarde, para Recife (PE), onde cursou Filosofia e Teologia. A formação teológica foi concluída fora do seminário. Em 1987, retornou ao seminário, ingressando na Sociedade Joseleitos de Cristo, na cidade de Tucano (BA).
A ordenação diaconal foi em 12 de agosto de 1990 por dom Mário Zanetta, então bispo de Paulo Afonso (BA). A ordenação presbiteral foi no mesmo ano, em 3 de novembro, na Igreja Matriz da paróquia Senhora Sant”Ana, na cidade de Tucano, pelas mãos de dom Jackson Berenguer Prado, bispo emérito de Paulo Afonso.
Dom Juraci é bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, e tem especialização em Espiritualidade Bíblica e mestrado em Teologia do Matrimônio e Família.