Nas quatro primeiras semanas de 2024, o Brasil notificou mais de 217 mil casos de dengue, de acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30). Esse número representa mais do que o triplo das notificações no mesmo período de 2023, que foram de 65.366. O painel de monitoramento de arboviroses do governo identificou 15 mortes causadas pela doença até agora, enquanto 149 óbitos estão em processo de investigação. Em 2023, foram registradas 41 mortes. Considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, especialmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a previsão de crescimento nos casos da doença é atribuída a fatores como o calor intenso e chuvas abundantes, possíveis efeitos do El Niño, e ao reaparecimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.
Principais formas de prevenir a dengue
A principal forma de prevenir a dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, inseto responsável por transmitir o vírus causador da doença. Para isso, é fundamental eliminar criadouros do mosquito sempre que possível. Algumas dicas incluem:
- Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito Aedes aegypti deposite neles seus ovos;
- Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas;
- Realizar a limpeza regular da caixa d’água.