Com atrações diversificadas e uma programação voltada à valorização e preservação da cultura e história regional, o São João de Amargosa atraiu interesse do programa Petrobrás Cultural. A iniciativa estimula projetos que fortalecem a cultura brasileira e impulsionam o desenvolvimento.
O evento, que será realizado de 19 a 24 de junho, se enquadrou em um dos quatro eixos temáticos do programa da Petrobrás: ‘festivais e festas populares’. Nele, são contemplados projetos que mobilizam grande público e que valorizam a cultura regional.
No caso do São João de Amargosa – tradição que tem quase um século e que faz parte da identidade da cidade – além da preservação e fortalecimento da cultura local, gera emprego e renda para dezenas de pessoas do município. Durante os seis dias da festa, mais de 70 ambulantes trabalharão vendendo comida e bebida. Na Vila Junina e na Vila das Artes serão comercializadas comidas típicas e artesanato e é onde também, artistas da terra se apresentarão a partir das 8h30, como parte do Projeto Café com Forró. A expectativa é de que sejam gerados mil postos de trabalho direto e indireto.
Com 35 atrações e mais de 130h de forró, o São João de Amargosa 2024 deve receber cerca de 250 mil pessoas que vão gerar um volume de negócios de cerca de R$ 30 milhões, movimentando os setores de comércio e serviços, além da geração de uma renda extra para a população com os aluguéis das casas.
“De acordo com dados do Banco Central, depois do São João há um incremento na poupança e 75% das dívidas bancárias da população de Amargosa são quitadas”, disse o prefeito Júlio Pinheiro.
Com o tema “São João raiz – Aqui, o forró tem história”, o evento vai ter apresentação de Matheus & Kauan; Geraldo Azevedo; Lara Amélia; Lauana Prado; Estakazero; Waldonys; Magníficos; Marília Tavares; Flávio José; Santanna; Heitor Costa; Tayrone; Xand Avião e Henry Freitas, e diversos artistas da própria cidade.