
O clima junino já tomou conta da Bahia, e com ele, a expectativa para um dos maiores festejos populares do país. Este ano, o Governo do Estado está investindo R$ 30 milhões na Operação São João 2025, com reforço de segurança em 281 municípios durante os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro.
O plano foi apresentado nesta quinta-feira (12) pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador. De acordo com ele, o estado terá o maior efetivo dos últimos anos, com 12 mil profissionais atuando entre a capital e o interior — incluindo policiais militares, civis, bombeiros e agentes da polícia técnica e rodoviária.
“A cada ano, a gente vem aperfeiçoando o policiamento nos grandes eventos, com mais inteligência, recuperação de celulares roubados e o funcionamento 24h do Disque Denúncia, no 181”, destacou Werner.
Policiamento reforçado em todo o estado
O policiamento ostensivo começou nesta quinta (12), após o encerramento da trezena de Santo Antônio, e seguirá até depois do São Pedro, celebrado em 29 de junho. Serão 7.251 policiais militares mobilizados para atuar a pé, em viaturas, motocicletas, cavalos, além de bases móveis, drones e helicópteros. A cobertura alcança 269 festas no interior e 12 na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
“No interior, nossa operação já começou no fim de semana passado. Hoje, ampliamos a ação com o emprego total da tropa”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Magalhães.
Entre as estratégias, estão os portais de abordagem nos grandes eventos, uso de câmeras corporais e da ronda Maria da Penha. Ao todo, serão 1.500 câmeras de monitoramento em operação — 500 com reconhecimento facial. Nos portais, também haverá câmeras para contagem de público.
Em Salvador, o policiamento será intensificado em estações como Mussurunga e nas principais vias de acesso ao Parque de Exposições, como as avenidas Paralela, Dorival Caymmi e Orlando Gomes.
Prevenção a queimaduras e acidentes
O Corpo de Bombeiros também entra em campo com 20 batalhões mobilizados. A atuação vai desde vistorias técnicas até a retirada de fogos de artifício irregulares em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Serão 2.081 bombeiros atuando na capital e RMS, e outros 5.440 no interior, com R$ 3 milhões destinados especificamente à prevenção e ao atendimento de queimaduras e incêndios.
“Estamos atentos principalmente ao uso de fogueiras e fogos, com foco total em garantir uma festa segura”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio Mascarenhas. Equipes de atendimento pré-hospitalar também estarão nos principais polos para resposta rápida em caso de acidentes.
Rodovias e ações integradas
A Polícia Rodoviária Estadual reforçou a fiscalização nas estradas com instalação de radares, etilômetros e novos equipamentos nos trechos de maior movimento, com o objetivo de reduzir acidentes e coibir infrações.
Já nos locais com grande concentração de público, haverá postos de atendimento para vítimas de violência ou discriminação, com foco em crimes contra mulheres, crianças, idosos, população LGBTQIAPN+ e pessoas negras. A ação é articulada com as Secretarias da Mulher (SPM), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Seades e a Defensoria Pública.
Além disso, a Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) estará presente com postos integrados em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Itabuna.