Ibovespa fecha aos 141 mil pontos pela 1ª vez na história


O Ibovespa subiu 0,24% nesta sexta-feira (4), encerrando o pregão aos 141.264 pontos — o maior nível de fechamento já registrado pelo índice, que ultrapassa pela primeira vez a marca dos 141 mil pontos.

FATORES INTERNOS
No cenário interno, os dados do PIB do primeiro trimestre vieram robustos (impulsionados pela forte safra agrícola e pela expansão do setor de serviços).

Outro fator que mexeu com os mercados foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O Ibovespa ganhou força no início da tarde após o ministro Alexandre de Moraes suspender liminarmente os efeitos dos decretos presidenciais que aumentavam as alíquotas do IOF, assim como a decisão do Congresso que havia tentado barrar a medida do Executivo. A reviravolta adicionou volatilidade, mas foi interpretada pelo mercado como um alívio temporário no impasse fiscal entre os Poderes, o que contribuiu para o desempenho positivo do índice.

FATORES EXTERNOS
No cenário internacional, os mercados seguem em alta com novos recordes em Wall Street. Os dados de emprego divulgados nos Estados Unidos vieram fortes, mas sem pressionar significativamente a inflação. Esse equilíbrio alimenta as expectativas de que o Federal Reserve possa iniciar um ciclo de corte de juros ainda neste ano, o que melhora o humor dos investidores globais e beneficia mercados emergentes, como o Brasil.

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados
www.i75.com.br
scroll to top