
Na manhã desta sexta-feira (11) uma operação do Ministério Público da Bahia (MPBA) foi realizada pelo GAECO para cumprir mandados de busca e apreensão em Itatim e Itaberaba. Itaberaba é onde fica a sede da 12ª Coorpin, onde o ex-prefeito Tingão atua como delegado plantonista. Lá, o armário pessoal dele foi aberto e nada ilícito foi encontrado. Em Itatim, a guarnição esteve na casa do delegado de polícia.
A operação investiga a ação policial que culminou na morte, em confronto com a RONDESP, de oito acusados, que foram surpreendidos pela ação enquanto se escondiam em um morro na zona rural, povoado de Morro do Tigre, em Itatim, em 30 de julho de 2023.
Deferido pela comarca de Santa Teresinha, os mandados previam a apreensão de aparelhos eletrônicos e armas de fogo, ou qualquer outro material ilegal. Na casa de Tingão nada foi encontrado. Como policial civil possui prerrogativa para arma de serviço, apenas essa foi encontrada; nesse caso, o GAECO levou apenas um aparelho celular e um notebook.
“Estou tranquilo. O policial que está na linha de frente sabe que está suscetível a processos. Isso nem me intimida nem me desestimula. Continuo firme no combate ao crime e logo tudo será esclarecido”, afirma Tingão.
O delegado se pronunciou através de vídeo. Assista: