
Segundo o jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar, nesta quarta-feira, o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais, conforme informaram auxiliares do governo. A proposta, aprovada pelo Congresso, foi alvo de intensas discussões no Palácio do Planalto ao longo do dia, em meio ao esforço do governo para sustentar o discurso de austeridade.
Dentro do próprio governo, havia quem defendesse que Lula não vetasse nem sancionasse o projeto — nesse caso, caberia ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), promulgar a medida.
O texto, já aprovado pela Câmara e pelo Senado, prevê a criação de 18 novas vagas na Câmara dos Deputados, elevando o total de 513 para 531 parlamentares. Com o veto presidencial, caberá agora ao Congresso decidir se mantém ou derruba a decisão de Lula.
Desde a aprovação da proposta, um possível veto era considerado uma ação que poderia desgastar ainda mais a relação entre o Executivo e o Legislativo.
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Quaest mostrou que 85% dos brasileiros são contra a ampliação do número de deputados. Apenas 9% se disseram favoráveis à mudança.
