
A Ponte Salvador-Itaparica, uma das obras mais aguardadas da Bahia, tem um cronograma definido: a montagem dos primeiros pilares deve começar em 2026 e a entrega total da ponte está prevista para 2031.
Em entrevista para o Jornal A Tarde, Cláudio Villas Boas, CEO da concessionária responsável pelo sistema viário, informou que o pedágio deve custar cerca de R$ 50, similar à tarifa do ferry-boat.
A estrutura não contará com ciclovia e o executivo destacou os benefícios da travessia pela ponte, que reduzirá o tempo de travessia para 10 minutos. Além disso, Villas Boas afirmou que há um interesse da concessionária em antecipar a entrega da ponte para começar a gerar receita com a cobrança do pedágio.
O contrato da Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo estadual e a concessionária, formada por duas empresas chinesas, foi assinado em junho e tem validade de 35 anos. Se a ponte for inaugurada em 2031, a empresa terá 29 anos para operar a cobrança do pedágio.
