Divulgação
O governo federal incluiu oficialmente o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), após decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida foi publicada nesta segunda-feira (22) e garante prioridade ao projeto em processos de licenciamento, financiamentos e articulações com a iniciativa privada.
A ponte, com mais de 12 quilômetros de extensão, está prevista para ligar Salvador à Ilha de Itaparica, encurtando em mais de 100 quilômetros o trajeto entre a capital baiana e importantes destinos turísticos do Sul e Baixo Sul do estado.
O empreendimento, que voltou à pauta em junho com um novo acordo firmado entre o Governo da Bahia e o consórcio chinês responsável pela obra, também foi tema de diálogo entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping.
Segundo a União, a qualificação no PPI oferece maior segurança jurídica, além de acelerar etapas burocráticas e ampliar a chance de aportes federais dentro do Novo PAC. O projeto, inicialmente mencionado ainda em 2009, durante a gestão de Jaques Wagner, é considerado estratégico para o desenvolvimento logístico e turístico da região.
