Empresa goiana é vencedora de leilão para concessão dos serviços de iluminação pública em SAJ

link-scaled-e1762819659337.jpeg

Foto: Ricardo Reis/B3

A cidade de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, realizou hoje, na B3, o leilão para a concessão dos serviços de iluminação pública do município. A São Bento Lightning Solutions, de Goiás, foi a empresa vencedora, apresentando uma contraprestação mensal de R$ 196.771,84, o que representa um significativo deságio de 40,10% em relação ao valor original.

A Parceria Público-Privada (PPP) tem como objetivo principal a modernização, eficientização, manutenção e operação de todo o parque de iluminação pública do município. O contrato de concessão, com duração de 16 anos, prevê um investimento total de mais de R$ 46 milhões. Este montante será aplicado na modernização e instalação de novos pontos de iluminação, visando gerar economia, aumentar a eficiência na prestação dos serviços e, consequentemente, proporcionar mais segurança para a população.

Adicionalmente, o projeto inclui a implantação de um Sistema de Monitoramento Remoto em tempo real nas principais vias da cidade. Este sistema permitirá a medição do consumo real de energia, a verificação de falhas e o controle da intensidade luminosa.

Este projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, contando com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos e Concessão e PPP (FEP/Caixa), além do apoio institucional do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e suporte técnico da Caixa. Este é o trigésimo segundo projeto estruturado pela Caixa a ir a leilão.

Genivaldo Deolino, prefeito de Santo Antônio de Jesus, destacou a importância do momento: “Hoje é um dia histórico para a nossa querida Santo Antônio de Jesus, nesse momento estamos dando um salto para o futuro. Porque quando você trabalha a iluminação, você trabalha a segurança e a sustentabilidade, até porque vamos gastar menos 60% de energia [com esse projeto]”.

Flavio Gavazza, superintendente Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento de Serviços de Governo da Caixa, fez um paralelo com a COP30, mencionando que o projeto de Santo Antônio de Jesus “caracteriza redução de consumo de energia, qualidade na prestação de serviço à população e melhoria para o turismo, para tudo: com faixas de pedestres iluminadas, prédios públicos iluminados, o município com toda a rede de iluminação pública trocada e ampliada. É um projeto que tem tudo a ver com sustentabilidade”.

Edilson Ribeiro Viana, superintendente nacional de Fundos de Governo da Caixa, complementou que, além dos benefícios para a segurança pública, o projeto “ajuda a movimentar a economia do município e até da região, trazendo economia não só em relação à despesa com energia elétrica, mas com esses recursos economizados podendo ser até empregados, inclusive, em outros projetos estratégicos”.

Rogerio Santana, diretor de Relacionamento com Clientes e Governança em Licitações da B3, expressou o orgulho da bolsa em contribuir para a agenda de infraestrutura do país, conectando bons projetos ao mercado e agradecendo a parceria com a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e a Caixa.

Mais lidas

Todos os direitos reservados
www.i75.com.br
scroll to top