Inaugurada em 22 de outubro de 2020, a Clínica de Hemodiálise Cruz das Almas se tornou referência em atendimento de excelência. Atualmente, atende 130 pacientes, funcionando em quatro turnos e 1.400 atendimentos por mês. Usuários do SUS assistidos da clínica aproveitaram o Dia Mundial do Rim, que aconteceu nesta quinta-feira (10), para falar sobre suas experiências.
Raimundo Balbino Souza, 56 anos, realiza diálise há sete meses. Ele afirma que a inauguração da clínica foi o melhor acontecimento dos últimos anos. “Fazer meu tratamento aqui em Cruz das Almas é muito bom porque moro em Maragogipe e a distância pra cá é pequena; o atendimento daqui é maravilhoso, funcionários educados, bem preparados e que estão ao nosso lado o tempo todo. Agradeço a Deus e a todos que cuidam da gente”.
Maria da Paixão, 46 anos, moradora de Governador Mangabeira brinca ao afirmar que “começou o tratamento no dia da inauguração da clínica. “Sou uma das primeiras pacientes, cheguei no dia da inauguração, conheço muito bem essa clínica porque estou aqui desde quando foi inaugurada. Aqui é maravilhoso, médicos, enfermeiros capacitados, os técnicos são diferenciados, estão o tempo todo nos ajudando, sou grata a cada um”.
Emocionado, Geraldo Macedo de Jesus, 64 anos, declara que o atendimento na clínica tem tornado os dias dele mais felizes. “Eu faço tratamento há um ano e dois meses. Cheguei aqui muito ruim e desde que iniciei o tratamento me sinto muito bem. Tudo aqui é muito organizado, a equipe muito atenciosa e estão conosco a todo momento”.
Durante as comemorações do Dia Mundial do Rim, Rita de Cássia Martins Pinto, médica nefrologista, abordou com pacientes, funcionários e acompanhantes a importância da inauguração da Clínica de Hemodiálise Cruz das Almas e a importância do Dia Mundial do Rim.
“O funcionamento pleno desta clínica é de extrema importância, conseguimos amenizar o sofrimento de centenas de pacientes que deixavam suas casas de madrugada pra realizar o tratamento em outras cidades, levavam horas e já chegavam nas Unidades cansados pra fazer o tratamento que leva quatro horas. Hoje, Dia Mundial do Rim aproveitamos para conscientizar sobre o aumento crescente da incidência de doenças renais em todo o mundo, e orientar que precisamos ter uma vida saudável, bebendo água, hidratando bem o corpo, evitando o consumo de proteínas em excesso, evitando o uso de medicamentos por conta própria, enfim, hábitos saudáveis”, destacou.
A coordenadora de enfermagem, Celilucia Santos, agradeceu todos os comentários dos pacientes reforçando o compromisso da equipe em continuar exercendo o trabalho com eficácia e humanização. “Agradecemos os gestos de carinho de cada paciente, mas não nós envaidece, pelo contrário, aumenta ainda mais nosso compromisso de continuar cuidando de cada um com eficiência, amor e dedicação”, concluiu.