O empenho de equipes do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Santo Antônio de Jesus) na divulgação do Sistema de Alerta Celular da Secretaria da Segurança Publica (SSP), nos 11 municípios atendidos pela unidade, não para. Panfletos e orientações sobre o sistema iniciaram em Santo Antônio de Jesus, Ubaíra, Mutuípe, Laje e Jiquiriçá.
Motociclistas, motoristas e pedestres que passavam pelo ponto de abordagem educativa montado pela PM receberam instruções dos policiais sobre o passo a passo para a inclusão de smartphones no Sistema, além de serem instruídos pelos PMs do que fazer caso o aparelho seja furtado, roubado ou extraviado.
Acompanhando as ações, o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Edmundo Assemany, explicou que o trabalho de divulgação da ferramenta segue em toda a região por tempo indeterminado.
“Essa é uma ferramenta de extrema importância em que, com certeza, a população pode confiar. Aqui em Santo Antônio e em toda região o trabalho não para e seguiremos com o trabalho ostensivo para ajudar a população na recuperação dos seus bens”, contou o oficial.
Vale do Jiquiriçá
As paradas educativas também ultrapassaram o Recôncavo e se estenderam para quatro municípios que fazem parte do Vale do Jiquiriçá. Os moradores de Laje, Ubaíra, Mutuípe e Jiquiriçá são orientados por equipes da 4ª CIA do 14º BPM (SAJ) para cadastrarem os smartphones no Sistema da SSP.
O Sistema de Alerta Celular foi lançado no ano de 2021 e é responsável por auxiliar a polícia baiana na diminuição de casos de receptação de telefones celulares, identificar e capturar suspeitos.
Como se cadastrar
Para se cadastrar, basta acessar alertacelular.ssp.ba.gov.br e, com o IMEI do aparelho em mãos – que pode ser acessado ao discar *#06# do próprio celular – e fazer o cadastro, vinculando os dados do proprietário aos do telefone.
Depois disso, caso seja vitima de furto, roubo ou perca o celular, a vítima deve acessar o sistema, clicar no botão de alerta e, em seguida, fazer o registro de ocorrência na Delegacia Virtual ou em qualquer unidade física da Polícia Civil, no prazo máximo de 48 horas após o alerta.
Seguindo esses passos, caso o aparelho seja recuperado, o dono recebe uma notificação por e-mail para fazer a retirada do telefone.