O vereador de Santa Teresinha, Danilo Santana (PSOL), será candidato a deputado federal nas eleições do dia 2 de outubro. Ele faz parte do Movimento Raízes, que lançou uma candidatura coletiva na Bahia.
Também fazem parte da chapa Fábio Nogueira, Jô Salomão, Silmara Silva e Malu Adorno. “Agora, temos dias intensos de mais luta pela frente, até o dia das eleições. Mas essa luta é uma continuidade das que diariamente nós construímos, ao lado de lutadoras e lutadores que toparam encarar a ousadia de colocar cinco militantes do povo, de uma só vez, na Câmara Federal”, disse Danilo.
Candidatura coletiva
Não existe previsão legal para candidaturas coletivas. Elas acontecem, em regra, por um acordo informal, no qual as decisões do eleito ou eleita são tomadas por deliberação de mais pessoas.
Para as eleições de 2022, na composição do nome de candidata ou candidato que promova coletivamente sua candidatura, será possível incluir o nome do grupo ou coletivo a que se vincula.
Não será permitido concorrer apenas com o nome do grupo ou coletivo na urna eletrônica. A candidatura segue individualizada. A possibilidade de acrescentar o nome do coletivo deixará mais claro ao eleitor que se trata de candidatura coletiva.