A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um segundo avião para resgatar brasileiros que estão em Israel. O avião, um KC-30, decolou da Base Aérea de Brasília na tarde de segunda-feira (9) e pousará primeiro em Roma, na Itália. De lá, ele seguirá para Tel Aviv, em Israel.
O primeiro avião, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30, deixou o Brasil na tarde de domingo (8) e já está na capital italiana. Essa primeira aeronave deve decolar em direção a Tel Aviv até esta terça-feira (10).
O Ministério das Relações Exteriores estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Em Israel, a embaixada brasileira reuniu informações de 1.744 brasileiros — a maioria turistas hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém — que pediram para voltar ao Brasil.
Essa é a segunda operação de repatriação realizada pelas Forças Armadas brasileiras nos últimos anos. Em 2022, as FAB repatriaram 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, de quatro países: Turquia, Ucrânia, China e Bolívia.