Mais de 2.500 alunos da rede municipal de educação de Amargosa vão ser beneficiados com o “Horta Escolar, cultivando saberes e sabores”. O projeto foi lançado pelo vice-prefeito da cidade, Getúlio Sampaio, na terça-feira (9), na escola municipal Almeida Sampaio. A unidade é uma das 15 instituições que vão participar do programa. Estiveram presentes no evento, a secretária de Educação, Márcia Batista, e o secretário de Agricultura, Igor Santa Rosa.
A horta vai possibilitar a crianças e jovens praticarem ensinamentos da sala de aula como cultivo, ciclo da água, amadurecimento de frutos e rendimento dos alimentos. Além disso, conscientiza sobre a importância da alimentação saudável e o combate ao desperdício.
O projeto representa um investimento de, aproximadamente, R$ 38 mil, verba oriunda da Secretaria de Educação. O recurso será destinado à aquisição de insumos e equipamentos como kit para jardinagem, mudas, fertilizante e tela de sombreamento. Além disso, 270 livros que trabalham a temática ambiental estão sendo distribuídos nas escolas.
O vice-prefeito, que também trabalha com agricultura, avaliou a importância de todos os alunos conhecerem mais sobre o processo de produção dos alimentos e unir a teoria do ensino à prática.
“Estou muito satisfeito de fazer parte desse momento. A horta nas escolas vai fazer com que crianças e jovens possam aprender sobre a agricultura familiar que é responsável por 70% dos alimentos nas mesas dos brasileiro e, com certeza, vai ser um incentivo a mudança de hábitos alimentares”, afirmou.