Melhorar a qualidade do cacau e garantir retorno financeiro para o negócio. Esses são os principais objetivos do curso de capacitação voltado aos cacauicultores de Amargosa. O treinamento, que teve início, oficialmente, na sexta-feira (12), com a presença do prefeito Júlio Pinheiro, foi possível graças a uma parceria da prefeitura, através da secretaria de Agricultura, com o Sebrae.
A capacitação vai durar oito meses, com um encontro a cada 30 dias. Nesse período os agricultores vão aprender sobre toda cadeia produtiva do cacau: do plantio à comercialização. O objetivo é garantir melhores resultados financeiros para o negócio.
A princípio serão beneficiadas 20 famílias. Uma delas é a de Juscelino Jesus, que está otimista com a formação. “Estava esperando por isso demais. Atualmente, eu produzo 100 arrobas de cacau e pretendo agora dobrar essa meta”, disse, entusiasmado.
O cacau registra números muito expressivos e é um potencial econômico em Amargosa. De acordo com a última estimativa do IBGE, em 2021, foram produzidas em média, 460 toneladas/ano de cacau, movimentando uma média de R$ 7 milhões.
“Essas parcerias de capacitação que fazemos é para potencializar a produção do cacau. O fruto já faz parte de nossa tradição e cultura. Nosso objetivo é garantir reais condições de competitividade desses agricultores para que consigam acessar os mercados consumidores”, afirmou o prefeito.