Foto:Léo Xavier
Amargosa sediou, nesta sexta-feira (15), a 5ª Conferência Territorial de Políticas para Mulheres do Vale do Jiquiriçá. O encontro foi realizado no Colégio Estadual Santa Bernadete e contou com a participação de representantes de diversos municípios do território.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a conferência teve como objetivo discutir e propor ações voltadas à promoção da equidade de gênero, fortalecendo a participação das mulheres na vida política e social.
O evento reuniu lideranças políticas, acadêmicas e comunitárias, como a prefeita de Laje, Jaci Reis; a professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Kiki Givigi; e a chefe de gabinete da Prefeitura de Amargosa, Tássia Elen. Também participaram integrantes da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.

Para Gabriela do Amaral, presidente do Conselho Municipal de Mulheres, a escolha de Amargosa como sede é motivo de orgulho. “Estamos reunidas com mulheres de todo o território para refletir sobre nossas necessidades e discutir a pauta de gênero”, afirmou.
Já Thaís Fazzio, advogada da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), destacou que o encontro integra as etapas territoriais realizadas pelo Governo da Bahia. “Estamos percorrendo todos os territórios para garantir que, na construção do plano estadual de políticas para as mulheres, possamos compreender as especificidades de cada realidade”, explicou.