Entre os dias 1º e 3 de setembro de 2025, o Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Amargosa, será palco do I Seminário da REdMulti – Rede das Escolas Multisseriadas nos Territórios do Campo, das Águas e das Florestas. O encontro é gratuito e aberto ao público.
A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa e extensão “Escolas multisseriadas nos territórios do campo, das águas e das florestas: entre precarizações, resistências e protagonismos na garantia do Direito à Educação”, financiado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secadi. O trabalho é coordenado pela UFRB, em parceria com outras cinco universidades federais (UFPA, UFCG, UFMG, UFG e UFSC), além do apoio do Fonec e acompanhamento da Conec.
O objetivo central é analisar a realidade das escolas multisseriadas no país, evidenciando suas condições de funcionamento, práticas educativas, resistências e inovações. A expectativa é que os resultados do projeto subsidiem a formulação de políticas públicas mais efetivas para assegurar o direito à educação de qualidade nas comunidades do campo, das águas e das florestas.
Durante o seminário, haverá mesas-redondas, relatos de experiências de professores e momentos de socialização dos resultados parciais da pesquisa. Estão confirmadas participações de prefeitos, dirigentes municipais de educação, conselheiros, representantes de movimentos sociais, professores de escolas multisseriadas, estudantes e pesquisadores. A programação será seguida de uma etapa interna, destinada ao planejamento das próximas ações da REdMulti.