Antropólogo Kabengele Munanga recebe título de Doutor Honoris Causa na UFRB

Foto: Divulgação/UFRB

O antropólogo e professor Kabengele Munanga recebeu, nesta terça-feira (8), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O pesquisador recebeu a honraria em uma sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI), no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), do Campus da cidade de Cachoeira.

O reconhecimento é dado a personalidades não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que se tenham se destaco pelo saber e atuação em prol das ciências, artes, e cultura com contribuição relevante para o país ou humanidade.

Kabengele Munanga é a sexta pessoa a receber a honraria concedida pela URFB. Antes dele, Mateus Aleluia recebeu o título em maio deste ano. Em 2012, a honraria foi para a sambista Dona Dalva Damiana; em 2016, o pedólogo e professor da UFRPE, Paulo Klinger recebeu a titulação.

Já em 2019, o diretor e autor Marcio Meirelles recebeu a honraria. Em 2020 foi a vez de Ricardina Pereira da Silva, a Dona Cadu, ceramista e sambadora. Em 2017, a UFRB aprovou a titulação para o ex-presidente Lula, mas o título não foi entregue por conta de uma decisão judicial.

A homenagem a Kabengele Munanga partiu do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicada (CECULT), que destacou como mérito a trajetória pessoal e profissional pela sua contribuição aos estudos e divulgação da cultura pan-africana na Bahia, no Brasil e, também, em países africanos e no mundo.

A solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa a Kabengele Munanga faz parte da programação do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, o Fórum 2022, que celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Kabengele Munanga nasceu em 19 de novembro de 1942, na República do Congo, ainda colônia da Bélgica, onde viveu até os 20 anos. Em 1969, na Universidade Oficial do Congo, se formou como antropólogo. Nessa universidade teve seu primeiro emprego como professor assistente.

Ele iniciou o doutorado na Bélgica, mas por conta de problemas políticos foi impedido de seguir no país europeu e foi convidado para vir ao Brasil para concluir o doutorado. Ele chegou ao país em 1977 e oito anos depois, se naturalizou brasileiro.

Professor da Universidade de São Paulo (USP) Kabengele defende nas suas produções que não há sentido em fazer ciência sem a consciência dos problemas sociais mais incidentes.

Sua produção artística, técnica e acadêmica é reconhecida no Brasil, e em diversos países, que o tornaram uma referência na sua área de atuação, influenciando artistas, estudantes, profissionais e amadores, realizando uma contribuição ímpar para a cultura brasileira. O professor também é pai do ator Bukassa Kabengele.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top