Após rejeição do governo Bolsonaro, professora é nomeada por Lula como reitora da UFRB

Foto: Reprodução/Instagram

Em um importante marco para a história da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o presidente Lula, nomeou a professora doutora Georgina Gonçalves dos Santos, conhecida como professora Gina, para assumir a posição de reitora no período de 2023 a 2027.

A nomeação de Gina Gonçalves ocorreu após ser selecionada como primeira colocada na lista tríplice do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRB, em uma reunião realizada em 18 de maio. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (2), marcando o início de uma nova era na liderança da instituição.

Com uma carreira acadêmica sólida, a professora Gina é graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Sciences de l’Éducation – Université de Paris VIII. Ela é uma figura respeitada na UFRB, onde atua como Professora Associada desde 2009, além de ter sido diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), entre 2011 e 2015, e vice-reitora da instituição de 2015 a 2019.

A professora Gina havia sido eleita para a Reitoria da UFRB em 2019, porém não foi empossada pelo governo Bolsonaro. Na ocasião, ela se manifestou sobre a não nomeação, ressaltando a preocupação com o impacto dessa decisão para a democracia e a autonomia das instituições de ensino superior brasileiras.

Agora, com sua nomeação como reitora, Georgina Gonçalves assume a posição histórica de ser a primeira mulher a liderar a UFRB, sucedendo o professor Fábio Josué, que a dirigiu nos últimos quatro anos e atuará como vice-reitor em seu mandato.

A data da cerimônia de posse em Brasília ainda será divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top