A cidade de Amargosa foi um dos cenários da sexta fase da Operação Overclean, deflagrada nesta terça-feira (14) pela Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB). O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Nas redes sociais, vídeos de agentes da Polícia Federal postos de combustíveis do deputado federal Dal Barreto (União-BA), na cidade, estão circulando e gerando grande repercussão. As imagens mostram a movimentação dos agentes no local, confirmando a amplitude da operação. É possível ver o momento em que os agentes federais deixam o estabelecimento com sacos e mochilas contendo objetos apreendidos.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, uma medida cautelar diversa da prisão e o sequestro de valores obtidos de forma ilícita. As ações ocorreram nas cidades de Salvador, Amargosa e Brasília (DF). As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os investigados nesta fase da Operação Overclean poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
A operação segue sob sigilo, mas a circulação dos vídeos em Amargosa evidencia a presença da PF em locais estratégicos ligados às investigações.
Recentemente, o deputado Dal Barreto votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, que ficou conhecida como PEC da Blindagem, e da urgência para o Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que dá anistia a condenados por atos golpistas.
