Os cantores Wesley Safadão e Nattanzinho se apresentarão em Santo Antônio de Jesus nos próximos meses, mas em eventos diferentes.
A presença de Safadão já está confirmada na festa Chico All Black, no Villa Music, dia 23 de setembro. O evento também contará com apresentação de Rogerinho.
Já Nattanzinho fará parte da grade da Festa do Tio Zé, dia 26 de novembro, com Raí Saia Rodada, Dorgival Dantas, Toque 10 e Saulo.
Entre sexta-feira (12) e domingo (14) Castro Alves vai receber o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. A cidade é a primeira do Recôncavo da Bahia a sediar um evento desse porte, que vai reunir atletas de todo o país, disputando o título de campeão brasileiro.
Serão 79 quilômetros de percurso, com mais de 2.900 metros de elevação, passando por paisagens incríveis e desafiadoras como a Serra da Jiboia, Trilha do Gerson e Oiti.
A Seleção Castroalvense de MTB vai representar a cidade com mais de 60 atletas inscritos nas categorias sport e oficial. Após as provas, haverá apresentações musicais e culturais como DJ Mag, DJ Ferrari, Samba de Roda e Banda Ao Som do Tambor.
O atual vice-campeão brasileiro, o castroalvense Kennedi Lago, estará disputando a prova e já declarou que dará o seu melhor para se sagrar campeão dentro de casa. “Competir com a torcida, família e amigos apoiando de perto tem um gostinho especial, por isso darei o meu melhor para subir ao lugar mais alto do pódio e ser o primeiro castroalvense a conquistar esse título”, afirmou Kennedi.
Confira a programação:
SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO
13h – ABERTURA DA ARENA
15h às 19h – RETIRADA DOS KITS
20h – APRESENTAÇÃO DJ MAG
SÁBADO, 13 DE AGOSTO
09h – ABERTURA DA ARENA
10h ÀS 20h RETIRADA DOS KITS
13h – LARGADA CATEGORIAS SPORT
17h – PÓDIO CATEGORIAS SPORT
19h – CONGRESSO TÉCNICO
20h30 – APRESENTAÇÃO SAMBA DE RODA (CASA DE TAIPA)
Três pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-116, em frente ao Posto Irapuru, em Itatim, na tarde de quarta-feira (10). As vítimas estavam em um micro-ônibus, que foi atingido por uma carreta. Duas delas foram sorridas para o hospital local e transferidas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.
De acordo com um vídeo gravado por uma câmera de segurança do posto, o motorista do micro-ônibus atravessava a rodovia, com sentido a Itatim, quando foi surpreendido pela carreta, que não teve como evitar o acidente.
No vídeo, dá pra ver ainda que uma outra carreta, que também atravessava a BR, sentido ao posto de combustível, acabou atrapalhando a visão dos envolvidos no acidente.
O Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, comemorou o Dia do Estudante com um show de talentos, organizado pelos próprios alunos, sob a orientação das professoras Sheylly, Ivonete e Marlley.
Foram feitas apresentações culturais pelos alunos das turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Dentre elas, uma linda homenagem ao aluno Joaquim, que faleceu recentemente. Houve também canto, poesia, peça teatral, música instrumental, desfile cultural, coral e coreografias.
O show foi apresentado pelos alunos Amanda Malta e Luan Coelho, que motivaram os colegas e deram um show de simpatia e carisma.
O gestor do colégio, Ivan Silva, parabenizou a todos os estudantes pelo seu dia e pela bela apresentação no show de talentos.
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (11), Amargosa possui quatro casos suspeitos de varíola dos macacos.
O documento, no entanto, não oferece informações detalhadas como idade, sexo e condições de saúde dos pacientes, que tiveram material coletado para a realização do exame que vai detectar ou descartar a doença.
O município já teve um caso suspeito que foi descartado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA).
Entre os municípios do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá com notificações suspeitas da doença, Amargosa só está atrás de Santo Antônio de Jesus, que possui sete casos em investigação.
O presidente Jair Bolsonaro chamou nesta quinta-feira (11) a carta em defesa da democracia, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), de “pedaço de papel”. Ele ainda criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu rival na disputa eleitoral, por ter assinado o documento.
A carta foi lida em ato nesta manhã que reuniu milhares de pessoas, entre estudantes, juristas e artista, dentro e fora do prédio da faculdade.
Dentro da universidade, os discursos recordaram os mortos na ditadura e foram marcados pela cobrança da manutenção do Estado democrático de Direito e do respeito ao sistema eleitoral brasileiro.
Bolsonaro comentou o ato em sua live semanal nas redes sociais. Ele segurava um exemplar da Constituição de 1988.
“Alguém discorda que essa daqui é a melhor carta à democracia? Alguém tem dúvida? Acha que outro pedaço de papel qualquer substitui isso daqui?”, afirmou o presidente.
Em seguida, Bolsonaro começou a critica Lula, que assinou o documento, junto com outros petistas.
“Já que o símbolo máximo do PT assinou a carta junto com a sua jovem esposa, eu pergunto se o PT assinou a carta em 1988? O PT assinou a Constituição em 1988? E o pessoal faz uma onda agora sobre carta à democracia para tentar atingir a mim. Mas a bancada toda do PT não assinou essa carta à democracia em 1988 e agora quer assinar essa cartinha à democracia”, argumentou Bolsonaro.
O desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília, manteve a decisão que permitiu a candidatura do ex-deputado federal Eduardo Cunha. Ele deve disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições de outubro.
Na decisão proferida ontem (10), o magistrado negou recurso do Ministério Público para anular a liminar do desembargador Carlos Augusto Pires Brandão que suspendeu os efeitos da resolução da Câmara que confirmou a cassação de Cunha, em 2016.
O ex-deputado foi cassado sob a acusação de ter mentido durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras sobre a existência de contas no exterior.
A defesa de Cunha alegou que a informação sobre o bloqueio de uma conta na Suíça que pertenceria ao então deputado estavam protegidas por sigilo fiscal e não poderiam ser compartilhadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com a Câmara sem autorização judicial.
Uma série de cartas em defesa à democracia foi divulgada nos últimos dias, dois meses antes das eleições gerais marcadas para outubro. Uma delas, lida nesta quinta-feira (11) — em um evento na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Em comum, as principais cartas não citam diretamente o presidente da República, Jair Bolsonaro, mas fazem defesa do processo eleitoral brasileiro e de instituições, como o Judiciário e a Justiça Eleitoral — dois temas em que se destacam críticas públicas feitas pelo presidente.
Mas o que essas cartas têm de diferente entre si?
1) Carta da Faculdade de Direito da USP
O primeiro documento a ganhar destaque — e que já teria recebido adesão de mais de 900 mil pessoas — é a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, elaborada por professores e juristas da USP.
A carta foi elaborada para coincidir com o aniversário de 45 anos de outro abaixo-assinado lido pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior, de 1977, que denunciava o regime militar.
O documento deste ano teve grande adesão entre artistas e intelectuais — e foi assinado até mesmo pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Alguns dos principais candidatos à Presidência também assinaram o documento, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Avila (Novo). Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff também apoiaram, segundo apuração da BBC.
A carta faz uma defesa explícita das urnas eletrônicas.
“Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral”, diz o documento.
“Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições. Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.”
“No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado”, conclui o documento.
2) Carta da Fiesp
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) não quis assinar a carta dos professores da USP, mas optou por redigir seu próprio documento, que recebeu adesão de políticos, ONGs, sindicatos de trabalhadores e universidades, entre outros.
O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, teria sido convidado a assinar o documento, mas declinou o convite.
O documento da Fiesp pede harmonia entre os poderes para que o país possa promover mudanças essenciais em prol de seu desenvolvimento.
O documento defende o Judiciário e o processo eleitoral, mas não faz menções específicas às urnas eletrônicas.
“As entidades da sociedade civil e os cidadãos que subscrevem este ato destacam o papel do Judiciário brasileiro, em especial do Supremo Tribunal Federal, guardião último da Constituição, e do Tribunal Superior Eleitoral, que tem conduzido com plena segurança, eficiência e integridade nossas eleições respeitadas internacionalmente, e de todos os magistrados, reconhecendo o seu inestimável papel, ao longo de nossa história, como poder pacificador de desacordos e instância de proteção dos direitos fundamentais”, diz o texto.
3) Carta de órgãos de imprensa
Três associações de comunicação elaboraram seu próprio documento no dia 2 de agosto fazendo uma defesa da liberdade de imprensa: a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).
O documento defende a liberdade de imprensa, opinião e informação, e ressalta a importância de se combater notícias falsas que são disseminadas na sociedade.
“Com base em seus princípios de defesa das liberdades de imprensa, de opinião e informação, as entidades da comunicação abaixo subscritas vêm a público reafirmar seu compromisso com o Estado de Direito e as decisões soberanas das eleições, referendadas por uma Justiça Eleitoral cuja atuação tem sido reconhecida internacionalmente”, diz a nota “em defesa da democracia e da liberdade de imprensa”.
“As entidades também reforçam a importância da atividade ampla e independente da imprensa livre no combate à desinformação que tanto mal causa às democracias.”
4) Carta da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil também optou por se manifestar com seu próprio documento, intitulado “Manifesto à nação em defesa da democracia”.
“A OAB não é apoiadora ou opositora de governos, partidos e candidatos. Nossa autonomia crítica assegura credibilidade e força para nossas ações de amparo e intransigente defesa ao Estado Democrático de Direito”, diz a carta da OAB.
“Temos orgulho e confiança no modelo do sistema eleitoral de nosso país, conduzido de forma exemplar pela Justiça Eleitoral. O Brasil conta com a OAB para zelar pelo respeito à Constituição, afastando riscos de rupturas democráticas e com a preservação das instituições e dos Poderes da República.”
Em Salvador para cumprir diversas agendas na cidade, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) voltou, na manhã desta quinta-feira (11), a reiterar apoio à candidatura de ACM Neto (UB) ao governo do Estado, mesmo apesar de o ex-prefeito permanecer distante dos nomes que disputam o Planalto.
“Se eu tivesse a honra de votar na Bahia, eu não teria nenhuma dúvida, votaria em ACM Neto. É um grande administrador, um político amadurecido. Ele foi capaz de dar oportunidade – como o avô dele fazia – a talentos que nem sequer eram da sua linha política e nem partidária”, disse Ciro.
Ciro aproveitou a brecha e os ânimos dos presentes para elogiar a vice-prefeita de Salvador, agora candidata à vice em sua chapa. “É mulher, e isso é muito importante. Eu queria muito que fosse uma mulher. É negra, eu também queria muito pois o Brasil discrimina e o jeito de se resolver isso não é fazendo homenagem da boca para fora. O jeito de se resolver isso é emponderar, é dividir o poder real”, sugeriu.