Wesley Safadão e Nattanzinho farão show em Santo Antônio de Jesus

Foto: Divulgação

Os cantores Wesley Safadão e Nattanzinho se apresentarão em Santo Antônio de Jesus nos próximos meses, mas em eventos diferentes.

A presença de Safadão já está confirmada na festa Chico All Black, no Villa Music, dia 23 de setembro. O evento também contará com apresentação de Rogerinho.

Já Nattanzinho fará parte da grade da Festa do Tio Zé, dia 26 de novembro, com Raí Saia Rodada, Dorgival Dantas, Toque 10 e Saulo.

Campeonato Brasileiro de Mountain Bike será realizado em Castro Alves neste fim de semana

Foto: Divulgação

Entre sexta-feira (12) e domingo (14) Castro Alves vai receber o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. A cidade é a primeira do Recôncavo da Bahia a sediar um evento desse porte, que vai reunir atletas de todo o país, disputando o título de campeão brasileiro.

Serão 79 quilômetros de percurso, com mais de 2.900 metros de elevação, passando por paisagens incríveis e desafiadoras como a Serra da Jiboia, Trilha do Gerson e Oiti.

A Seleção Castroalvense de MTB vai representar a cidade com mais de 60 atletas inscritos nas categorias sport e oficial. Após as provas, haverá apresentações musicais e culturais como DJ Mag, DJ Ferrari, Samba de Roda e Banda Ao Som do Tambor.

O atual vice-campeão brasileiro, o castroalvense Kennedi Lago, estará disputando a prova e já declarou que dará o seu melhor para se sagrar campeão dentro de casa. “Competir com a torcida, família e amigos apoiando de perto tem um gostinho especial, por isso darei o meu melhor para subir ao lugar mais alto do pódio e ser o primeiro castroalvense a conquistar esse título”, afirmou Kennedi.

Confira a programação:

SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO

13h – ABERTURA DA ARENA

15h às 19h – RETIRADA DOS KITS

20h – APRESENTAÇÃO DJ MAG

SÁBADO, 13 DE AGOSTO

 09h – ABERTURA DA ARENA

10h ÀS 20h RETIRADA DOS KITS

13h – LARGADA CATEGORIAS SPORT

17h – PÓDIO CATEGORIAS SPORT

19h – CONGRESSO TÉCNICO

20h30 – APRESENTAÇÃO SAMBA DE RODA (CASA DE TAIPA)

21H30 – APRESENTAÇÃO DJ FERRARY

DOMINGO, 14 DE AGOSTO

05H30 – ABERTURA DA ARENA

06H ÀS 07H20 – RETIRADA DOS KITS

07H30 – ALINHAMENTO BOLSÕES

08H – LARGADA CATEGORIAS OFICIAIS

14H – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

16H – APRESENTAÇÃO BANDA AO SOM DO TAMBOR

Van escolar é atingida por incêndio em Cruz das Almas

Foto: Reprodução/Forte na Notícia

Uma van escolar foi atingida por um incêndio na tarde desta quinta-feira (11), no bairro Primavera, em Cruz das Almas.

Homens do Corpo de Bombeiros foram acionados e conseguiram debelar as chamas que tinham se alastrado rapidamente pelo veículo.

Segundo as primeiras informações, um curto circuito pode ter sido a causa do incêndio, mas ainda não foi confirmado. Não houve feridos.

Forte na Notícia

Acidente entre carreta e micro-ônibus deixa três feridos em Itatim

Foto: Reprodução/Itatim News

Três pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-116, em frente ao Posto Irapuru, em Itatim, na tarde de quarta-feira (10). As vítimas estavam em um micro-ônibus, que foi atingido por uma carreta. Duas delas foram sorridas para o hospital local e transferidas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

De acordo com um vídeo gravado por uma câmera de segurança do posto, o motorista do micro-ônibus atravessava a rodovia, com sentido a Itatim, quando foi surpreendido pela carreta, que não teve como evitar o acidente.

No vídeo, dá pra ver ainda que uma outra carreta, que também atravessava a BR, sentido ao posto de combustível, acabou atrapalhando a visão dos envolvidos no acidente.

Itatim News

Elísio Medrado: Dia do Estudante é comemorado com show de talentos no Colégio Rômulo Galvão

Foto: Divulgação

O Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, comemorou o Dia do Estudante com um show de talentos, organizado pelos próprios alunos, sob a orientação das professoras Sheylly, Ivonete e Marlley.

Foram feitas apresentações culturais pelos alunos das turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Dentre elas, uma linda homenagem ao aluno Joaquim, que faleceu recentemente. Houve também canto, poesia, peça teatral, música instrumental, desfile cultural, coral e coreografias.

O show foi apresentado pelos alunos Amanda Malta e Luan Coelho, que motivaram os colegas e deram um show de simpatia e carisma.

O gestor do colégio, Ivan Silva, parabenizou a todos os estudantes pelo seu dia e pela bela apresentação no show de talentos.

Quatro pessoas com suspeita de varíola dos macacos aguardam resultado de exame em Amargosa

Amargosa
Foto: Divulgação

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (11), Amargosa possui quatro casos suspeitos de varíola dos macacos.

O documento, no entanto, não oferece informações detalhadas como idade, sexo e condições de saúde dos pacientes, que tiveram material coletado para a realização do exame que vai detectar ou descartar a doença.

O município já teve um caso suspeito que foi descartado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA).

Entre os municípios do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá com notificações suspeitas da doença, Amargosa só está atrás de Santo Antônio de Jesus, que possui sete casos em investigação.

Bolsonaro chama carta da democracia de ‘pedaço de papel’

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro chamou nesta quinta-feira (11) a carta em defesa da democracia, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), de “pedaço de papel”. Ele ainda criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu rival na disputa eleitoral, por ter assinado o documento.

A carta foi lida em ato nesta manhã que reuniu milhares de pessoas, entre estudantes, juristas e artista, dentro e fora do prédio da faculdade.

Dentro da universidade, os discursos recordaram os mortos na ditadura e foram marcados pela cobrança da manutenção do Estado democrático de Direito e do respeito ao sistema eleitoral brasileiro.

Bolsonaro comentou o ato em sua live semanal nas redes sociais. Ele segurava um exemplar da Constituição de 1988.

“Alguém discorda que essa daqui é a melhor carta à democracia? Alguém tem dúvida? Acha que outro pedaço de papel qualquer substitui isso daqui?”, afirmou o presidente.

Em seguida, Bolsonaro começou a critica Lula, que assinou o documento, junto com outros petistas.

“Já que o símbolo máximo do PT assinou a carta junto com a sua jovem esposa, eu pergunto se o PT assinou a carta em 1988? O PT assinou a Constituição em 1988? E o pessoal faz uma onda agora sobre carta à democracia para tentar atingir a mim. Mas a bancada toda do PT não assinou essa carta à democracia em 1988 e agora quer assinar essa cartinha à democracia”, argumentou Bolsonaro.

G1

Desembargador mantém decisão que permitiu candidatura de Eduardo Cunha

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília, manteve a decisão que permitiu a candidatura do ex-deputado federal Eduardo Cunha. Ele deve disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições de outubro. 

Na decisão proferida ontem (10), o magistrado negou recurso do Ministério Público para anular a liminar do desembargador Carlos Augusto Pires Brandão que suspendeu os efeitos da resolução da Câmara que confirmou a cassação de Cunha, em 2016. 

O ex-deputado foi cassado sob a acusação de ter mentido durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras sobre a existência de contas no exterior. 

A defesa de Cunha alegou que a informação sobre o bloqueio de uma conta na Suíça que pertenceria ao então deputado estavam protegidas por sigilo fiscal e não poderiam ser compartilhadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com a Câmara sem autorização judicial.

O que dizem as cartas pela democracia de diferentes grupos

Foto: Reprodução/G1

Uma série de cartas em defesa à democracia foi divulgada nos últimos dias, dois meses antes das eleições gerais marcadas para outubro. Uma delas, lida nesta quinta-feira (11) — em um evento na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Em comum, as principais cartas não citam diretamente o presidente da República, Jair Bolsonaro, mas fazem defesa do processo eleitoral brasileiro e de instituições, como o Judiciário e a Justiça Eleitoral — dois temas em que se destacam críticas públicas feitas pelo presidente.

Mas o que essas cartas têm de diferente entre si?

1) Carta da Faculdade de Direito da USP

O primeiro documento a ganhar destaque — e que já teria recebido adesão de mais de 900 mil pessoas — é a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, elaborada por professores e juristas da USP.

A carta foi elaborada para coincidir com o aniversário de 45 anos de outro abaixo-assinado lido pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior, de 1977, que denunciava o regime militar.

O documento deste ano teve grande adesão entre artistas e intelectuais — e foi assinado até mesmo pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Alguns dos principais candidatos à Presidência também assinaram o documento, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Avila (Novo). Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff também apoiaram, segundo apuração da BBC.

A carta faz uma defesa explícita das urnas eletrônicas.

“Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral”, diz o documento.

“Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições. Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.”

“No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado”, conclui o documento.

2) Carta da Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) não quis assinar a carta dos professores da USP, mas optou por redigir seu próprio documento, que recebeu adesão de políticos, ONGs, sindicatos de trabalhadores e universidades, entre outros.

O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, teria sido convidado a assinar o documento, mas declinou o convite.

O documento da Fiesp pede harmonia entre os poderes para que o país possa promover mudanças essenciais em prol de seu desenvolvimento.

O documento defende o Judiciário e o processo eleitoral, mas não faz menções específicas às urnas eletrônicas.

“As entidades da sociedade civil e os cidadãos que subscrevem este ato destacam o papel do Judiciário brasileiro, em especial do Supremo Tribunal Federal, guardião último da Constituição, e do Tribunal Superior Eleitoral, que tem conduzido com plena segurança, eficiência e integridade nossas eleições respeitadas internacionalmente, e de todos os magistrados, reconhecendo o seu inestimável papel, ao longo de nossa história, como poder pacificador de desacordos e instância de proteção dos direitos fundamentais”, diz o texto.

3) Carta de órgãos de imprensa

Três associações de comunicação elaboraram seu próprio documento no dia 2 de agosto fazendo uma defesa da liberdade de imprensa: a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

O documento defende a liberdade de imprensa, opinião e informação, e ressalta a importância de se combater notícias falsas que são disseminadas na sociedade.

“Com base em seus princípios de defesa das liberdades de imprensa, de opinião e informação, as entidades da comunicação abaixo subscritas vêm a público reafirmar seu compromisso com o Estado de Direito e as decisões soberanas das eleições, referendadas por uma Justiça Eleitoral cuja atuação tem sido reconhecida internacionalmente”, diz a nota “em defesa da democracia e da liberdade de imprensa”.

“As entidades também reforçam a importância da atividade ampla e independente da imprensa livre no combate à desinformação que tanto mal causa às democracias.”

4) Carta da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil também optou por se manifestar com seu próprio documento, intitulado “Manifesto à nação em defesa da democracia”.

“A OAB não é apoiadora ou opositora de governos, partidos e candidatos. Nossa autonomia crítica assegura credibilidade e força para nossas ações de amparo e intransigente defesa ao Estado Democrático de Direito”, diz a carta da OAB.

“Temos orgulho e confiança no modelo do sistema eleitoral de nosso país, conduzido de forma exemplar pela Justiça Eleitoral. O Brasil conta com a OAB para zelar pelo respeito à Constituição, afastando riscos de rupturas democráticas e com a preservação das instituições e dos Poderes da República.”

Mesmo sem apoio garantido de Neto, Ciro volta a dizer que votaria no ex-prefeito de Salvador

Foto: Divulgação

Em Salvador para cumprir diversas agendas na cidade, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) voltou, na manhã desta quinta-feira (11), a reiterar apoio à candidatura de ACM Neto (UB) ao governo do Estado, mesmo apesar de o ex-prefeito permanecer distante dos nomes que disputam o Planalto.

“Se eu tivesse a honra de votar na Bahia, eu não teria nenhuma dúvida, votaria em ACM Neto. É um grande administrador, um político amadurecido. Ele foi capaz de dar oportunidade – como o avô dele fazia – a talentos que nem sequer eram da sua linha política e nem partidária”, disse Ciro.

Ciro aproveitou a brecha e os ânimos dos presentes para elogiar a vice-prefeita de Salvador, agora candidata à vice em sua chapa. “É mulher, e isso é muito importante. Eu queria muito que fosse uma mulher. É negra, eu também queria muito pois o Brasil discrimina e o jeito de se resolver isso não é fazendo homenagem da boca para fora. O jeito de se resolver isso é emponderar, é dividir o poder real”, sugeriu.

Política Livre

scroll to top