A Polícia Civil de Mutuípe investiga a suspeita de violência sexual que teria sido cometida por um menino de 12 anos, em Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. A vítima é uma bebê, de 1 ano e seis meses, irmã da criança.
Em entrevista para a Rádio Interativa FM, o delegado de Mutuípe, André Luiz Piedade, explicou que o caso chegou à polícia através do Conselho Tutelar. “Segundo o Conselho Tutelar, a mãe das crianças encontrou o filho de 12 anos com o membro ereto, ao lado da menina, que estava com uma assadura na região genital”.
O delegado também explicou que a bebê foi encaminhada para a realização de exame e que aguarda o laudo com o resultado para confirmar ou descartar a suspeita.
O uso de plantas medicinais com finalidade fitoterápica é comum no cotidiano de muitas comunidades. Além disso, é vigente o consenso de que a utilização de produtos naturais não causam malefícios à saúde. No entanto, a ingestão de plantas medicinais por grávidas deve ser feita com cautela, pois podem conter princípios ativos capazes de afetar a formação neonatal.
A Punica granatum, conhecida popularmente por romã, por exemplo, é uma espécie comumente aplicada para fins medicinais, mas que apresenta potenciais riscos para gestantes. Dependendo da quantidade, frequência e forma de uso, a fruta pode provocar cólicas, sangramentos e, até mesmo, má formação do feto e abortos em casos mais graves.
Nessa perspectiva, Sâmela Thais Ladeia, egressa do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Uesb, campus de Itapetinga, produziu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Propriedades medicinais da Romã (Punica granatum L. LYTHRACEAE). Aplicações terapêuticas: uma análise para gestantes”. “Sempre ouvi falar do uso da romã como planta medicinal através de vizinhos e familiares. No final do curso, pensei em me aprofundar mais no assunto, e, junto com meu orientador, o professor Murilo Scaldaferri, trouxemos a perspectiva das gestantes sobre seu uso antes e durante o período gestacional”, explicou Ladeia.
De acordo com a pesquisadora, foram aplicados questionários para 80 gestantes que faziam o atendimento pré-natal nos Programas de Saúde Da Família (PSF), em Itapetinga, onde constavam informações desde idade, escolaridade até o uso da romã pelas gestantes. A partir desse levantamento, foi observado que, 53 gestantes já haviam feito uso da romã ou ainda estavam fazendo, durante o período gestacional.
Das entrevistadas, 11% utilizavam a romã de forma alimentícia e 89% faziam a infusão em água e chá do caule e folhas. Isso despertou preocupação em Ladeia, uma vez que o caule apresenta componentes químicos que, através dos seus princípios ativos, são capazes de atravessar a placenta e atingir o feto.
Popularização da ciência
Durante a aplicação dos questionários, foi levantada uma breve discussão, evidenciando os malefícios de algumas partes da romã. “Notei surpresa tanto da parte das mulheres entrevistadas quanto dos profissionais da saúde que estavam presentes, pois ninguém conhecia seus riscos. Diante disso, percebi que seria importante levar esse conhecimento através de palestras para todas as pessoas atendidas pelo Programa de Saúde da Família e aos profissionais que ali trabalham”, ressaltou Ladeia.
Para o professor Murilo Scaldaferri, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN) e orientador do TCC, pesquisas como essa servem para reforçar a necessidade de conscientização da sociedade sobre o uso indiscriminado não só da romã, mas de qualquer produto, principalmente, em caso de gestação ou estado de saúde mais delicado sem o acompanhamento de um profissional. “A ideia popularizada de que produtos naturais não fazem mal, mesmo se usados indiscriminadamente, não é verdadeira, e esse tipo de informação tem que alcançar o máximo de pessoas possível”, salientou Scaldaferri.
Como meio de difundir os resultados dessa pesquisa de forma mais abrangente, está em processo de consolidação o desenvolvimento de uma atividade de conscientização. “A extensão do conhecimento levantado com as pesquisas que realizamos é o que vai, realmente, causar um impacto positivo para a sociedade, e a Universidade trabalha sobre o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Além do retorno, que já foi dado para as gestantes que participaram da pesquisa, nosso grupo, o Núcleo Multidisciplinar de Saúde Preventiva, já começou trabalhar na seleção de estratégias e ferramentas adequadas para a difusão do conhecimento”, frisou Scaldaferri.
A Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus, através da Vigilância Epidemiológica, informou, nesta sexta-feira (22), que os dois casos suspeitos de varíola do macaco (Monkeypox – MPXV) no município, divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), são dois adolescentes, de 13 anos, do sexo masculino.
Segundo a pasta, eles apresentam sintomas similares à varicela (catapora). No entanto, devido à confirmação de casos de varíola do macacao na Bahia, sendo que o terceiro caso confirmado esteve na cidade durante os festejos juninos, uma apuração dos casos foi necessária.
A investigação está em andamento e amostras foram coletadas para exames. O município aguarda o resultado, que será divulgado.
A gestão executiva municipal informa que, em todos os casos, foram tomadas as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento físico dos casos suspeitos.
A Secretaria da Saúde de Elísio Medrado iniciou, nesta sexta-feira (22), a vacinação contra a covid-19 para as crianças de 3 a 5 anos de idade.
A aplicação da Coronavac ocorre no Posto de Saúde da Família (PSF), ao lado do Hospital Casa de Saúde Maria Lapa Bittencourt. Os pais ou responsáveis precisam levar a caderneta de vacinação da criança e cartão do SUS.
Um homem acusado de incendiar a casa da ex-esposa, no bairro Politeama, em Salvador, foi preso pela polícia, nesta quinta-feira (21), em Santo Antônio de Jesus.
Segundo informações do BNews, o homem agrediu a mulher após o término e já tinha passagem pela polícia.
Em uma reportagem no programa Balanço Geral, na Record TV, imagens registraram como o imóvel ficou após o fogo tomar conta. A mulher também foi ameaçada de morte.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, na noite desta quinta-feira (21), que Santo Antônio de Jesus (SAJ) possui dois casos suspeitos de varíola do macaco. A pasta não deu mais detalhes, como idade e sexo das pessoas que apresentaram sintomas da doença.
Outros 11 casos suspeitos estão sendo investigados. São notificações dos municípios de Salvador (5), Vitória da Conquista (2), Camaçari (1), Camamu (1), Ilhéus (1) e Porto Seguro (1). Em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento foram adotadas, diz a Sesab.
Três casos da doença causada pelo vírus Monkeypox já foram confirmados na Bahia. Todos são de residentes em Salvador. O primeiro registro foi no dia 13 de junho, o segundo em 14 de junho e o terceiro na quarta-feira (20).
Na última segunda-feira (18), a cidade de Amargosa registrou um novo tremor de terra de magnitude 1.7 mR, conforme informações do Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações preliminares, o tremor ocorreu por volta das 21h31, quando foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo LabSis. O evento foi sentido por moradores da região.
O último tremor de terra registrado pelo laboratório foi no dia 10 de maio e teve 1.5 mR de magnitude.
As muitas ações de Rogério Andrade em prol de Elísio Medrado, sua terra natal, foram um dos principais motivos que levaram uma multidão à casa do prefeito Linsmar Moura (PSD), na noite de terça-feira (19), quando o gestor ratificou, mais uma vez, seu apoio ao pré-candidato a deputado estadual pelo MDB.
O que era para ser uma simples reunião política, tomou grandes proporções e o público lotou os espaços da Rua São José, onde está localizada a residência de Linsmar. “Uma festa linda, organizada de uma forma muito rápida e que teve centenas e mais centenas de pessoas. Eu saio daqui muito feliz e confiante de que nós construiremos uma grande vitória em outubro e recompensaremos esse povo com muito trabalho, muita luta e muitas ações”, disse Rogério Andrade ao final do evento.
O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus (SAJ) também aproveitou a oportunidade para falar sobre sua experiência na política, cujos primeiros passos foram dados há 20 anos. “Hoje, estou muito mais experiente e conheço, ainda mais, os anseios do povo. Eu aprendi na minha vida que, quando se quer falar para os ventos, palavras bastam. Mas quando se quer falar para o coração do povo, a gente só fala com trabalho, ações e com as realizações que mudam a vida das pessoas”, falou.
Rogério Andrade foi deputado estadual, pela primeira vez, pelo PST, entre 2003 e 2007; Depois, ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) por mais três mandatos. Ele também foi prefeito de SAJ no período de 2017 a 2020.
A Secretaria de Saúde de Santa Teresinha iniciou, nesta quinta-feira (21), a vacinação contra a covid-19 para crianças de 3 a 5 anos de idade.
A primeira dose da Coronavac está disponível nas Unidades de Saúde da Sede e Zona Rural. Os pais ou mães dos pequenos devem levar o cartão de vacina da criança.
Dois ônibus escolares sofreram tentativa de assalto, durante a noite de terça-feira(19), na zona rural de Amargosa. As vítimas relataram nas redes sociais o momento de pânico vivido. Os veículos foram danificados pelos criminosos.
Segundo informações, os ônibus fazem linha para os povoados Tauá, Muritiba, Repartimento, entre outros. Na volta, cerca de quatro assaltantes mascarados tentaram fazer os veículos pararem com tiros e pedradas. Mesmo com a ameaça, os motoristas não pararam e felizmente ninguém ficou ferido.