Até 2026, a Bahia será contemplada com a inauguração de oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O anúncio foi feito durante um evento em Brasília nesta terça-feira (12) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Além disso, foi revelado que serão implantadas mais 92 unidades em todo o país, juntamente com a modernização das instituições já existentes. O investimento totaliza R$ 3,9 bilhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na Bahia, os oito novos institutos serão distribuídos por diversas regiões, englobando as cidades de Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. Estima-se que R$ 200 milhões serão destinados às obras. Cada unidade terá capacidade para 1400 alunos, contribuindo para fortalecer a educação profissional, impulsionar o desenvolvimento regional e ampliar as oportunidades de formação para jovens e adultos em áreas essenciais para o mercado de trabalho.