
A Sessão da Câmara de Vereadores de Elísio Medrado foi bastante movimentada, nesta quinta-feira (27). Durante o expediente, os vereadores aprovaram um projeto, apresentaram indicações e fizeram cobranças para melhorar o dia a dia da população.
O Projeto de Lei (PL) 001, de 18 de fevereiro de 2025, e de autoria do vereador Raimundo José dos Santos (Mundinho) trata da reabertura da Biblioteca Municipal, que será gerida pela Secretaria de Educação. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos 8 edis presentes.
De acordo com o texto do PL, a biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em espaço a ser definido pela Secretaria de Educação. O texto seguiu para sanção do prefeito Linsmar Moura.
Indicações e cobranças
O primeiro a utilizar a Tribuna, pelo tempo de 10 minutos, foi o vereador Nel de Manu, que fez a indicação para que a Prefeitura coloque mais areia na quadra de futevôlei, localizada na Praça Jonival Lucas. Além disso, Nel também solicitou à gestão municipal que haja uma área de lazer para as crianças, a exemplo de uma praça com brinquedos e outros equipamentos.
Na oportunidade, ele também parabenizou o prefeito Linsmar Moura e toda sua equipe pelas obras e melhorias feitas em Elísio Medrado nos últimos anos. “É muita coisa feita. Não foi à toa que tivemos a maior vitória política da história de Elísio Medrado. O povo soube reconhecer o trabalho”, lembrou.
Em seguida, Liu de Hélio corroborou com a indicação do colega a respeito da área de lazer e também pediu que a Prefeitura apoie as modalidades esportivas. “Precisamos da área de lazer para nossas crianças. Precisamos do incentivo para elas saírem do caminho ruim”, disse.
Talisca agradeceu ao prefeito Linsmar pela manutenção das estradas da zona rural e falou sobre seu papel na Câmara. “O prefeito não tem cabeça para tanta coisa, por isso temos que cobrar aqui para que ele saiba dos problemas e resolva. Estou aqui para ajudar o povo, cobrando de forma construtiva para ver o nosso Paraíso melhor”.
O vereador Perna pediu para que a gestão feche as ruas laterias ao Mercado Municipal, em dias de feira, para proporcionar mais segurança aos pedestres. “Às vezes estamos ali na esquina e os veículos passam bem próximos, alguns com velocidade acima da permitida. Fomos escolhidos a dedo para resolvermos os problemas do município e dos munícipes”, falou.
Em seu momento de fala, Bruna reforçou a cobrança para que a o Governo do Estado resolva a situação da centenária igreja de Monte Cruzeiro, que necessita de urgente restauração. “Aquele povo merece uma resposta e ter a igreja de volta, porque se trata de um patrimônio histórico do município”.
O vereador Mundinho concordou a ideia de uma área de lazer para as crianças e inclusive disse que lutará para que a Chapadinha tenha um espaço desse. “Tenho um projeto quase pronto para uma praça na Chapadinha. O terreno eu consigo. Temos que brigar pelo nosso povo”.
O vice-presidente Fabinho Argolo, parabenizou o prefeito Linsmar Moura pelas conquistas e investimentos feitos em Elísio Medrado, inclusive com a aquisição, junto ao Ministério da Saúde, de uma ambulância do SAMU. “Nosso prefeito tem corrido atrás para melhorar a vida do nosso povo, mesmo com a arrecadação tão baixa. Quero agradecer também ao nossos deputados, Rogério Andrade e Ricardo Maia, e principalmente ao nosso governador, Jerônimo Rodrigues, pela nova ambulância do SAMU”.
Por fim, o presidente da Casa Legislativa, Getúlio Moraes (Gel da Saúde), lembrou que a ida da comitiva política do município a Brasília facilitou muito a chegada da nova ambulância do SAMU. “Se a gente não tivesse ido a Brasília essa ambulância do SAMU não ia sair agora, em tão pouco tempo. Nós já trouxemos vários benefícios nesse novo mandato. Em três meses foram várias conquistas”, disse Gel.
“Quanto à igreja, estivemos no IPHAN, cobrando. Semana passada estivemos eu, o prefeito e o padre para agendarmos uma audiência com o governador. Ali é nosso patrimônio histórico, nossa identidade. Temos que resgatar nosso patrimônio e entregar para o povo”, finalizou.
Por motivos de saúde, a vereadora Gerolene Maia não esteve presente na Sessão.