Casos suspeitos de varíola dos macacos são registrados em São Miguel das Matas e Laje

Foto: Reprodução

Depois de Santo Antônio de Jesus, os municípios de São Miguel das Matas e Laje também registraram um caso suspeito, cada, de varíola dos macacos. As prefeituras confirmaram as suspeitas através de nota publicada nas redes sociais.

Em São Miguel das Matas, o paciente é do sexo masculino e encontra-se com estado de saúde estável e em isolamento, informou a secretaria. Ele apresenta sintomas similares aos da catapora. As pessoas que tiveram contato com o doente serão contactadas pela Vigilância Epidemiológica do município.

Em Laje, a suspeita também é referente a um paciente do sexo masculino, que está sendo monitorado pela equipe de saúde. “Salientamos que, clinicamente, o paciente está bem e ninguém da sua família apresentou os sintomas”, disse a Secretaria Municipal de Saúde.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, que infecta macacos e humanos. A transmissão ocorre através de gotículas expelidas por pessoa contaminada, contato com animal infectado ou com com as lesões de pele com pessoa infectada.

Os sintomas são febre, dor intensa, dor lombar e muscular, inchaço nos gânglios linfáticos, lesões de pele, face, palmas das mãos e dos pés. As lesões na pele parecem as da catapora.

Evite contato com pessoas infectadas, animais doentes (roedores, marsupiais e primatas). Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Não use objetos da pessoa contaminada e com lesões na pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top