Quatro mulheres são presas suspeitas de furto em Santo Antônio de Jesus

Um grupo formado por quatro mulheres foi preso, na na tarde de quarta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus. De acordo com a polícia, elas são suspeitas de participação em furtos em lojas da cidade.

Segundo a Polícia Militar, as suspeitas foram presas na Praça da Biblioteca com alguns objetos. Peças de roupas, celulares, relógios, calçados, fones de ouvido, carregadores para celular, bijuterias, tesouras e cosméticos estavam com o quarteto;

Elas foram encaminhadas para a delegacia.

Mais de 300 celulares e 200 facas foram retirados de presídios de Salvador e RMS

Mais de 300 aparelhos celulares foram retirados dos presídios de Salvador e Região Metropolitana (RMS), entre o período de janeiro e novembro de 2021, durante ações preventivas e repressivas realizadas pelo Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar e pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Os aparelhos, encontrados em celas durante revistas realizadas de forma conjunta entre a Polícia Militar e os policiais penais, lideram a lista de itens ilícitos localizados nos presídios.

Objetos cortantes, como facas, são o segundo tipo de materiais ilegais mais encontrados. Neste mesmo período, as equipes retiraram das celas 225 itens dessa categoria.

Ações criminosas frustradas

O esquema de policiamento realizado pelo efetivo do BG em guaritas e arredores do Complexo Lemos Brito impediu, também entre janeiro e novembro, as tentativas de 42 arremessos de materiais ilícitos feitos por comparsas de detentos. Nessas ocorrências, 100kg de maconha foram apreendidas.

“É durante as rondas no entorno dos presídio – incluindo áreas de matas – que a Cirp e as 1ª e 2ª Companhias de Guarda flagram e evitam a concretização dessas ações criminosas. Então, por sabermos dessas práticas utilizamos nossas equipes em pontos internos e externos, que normalmente são utilizados para realizar esses delitos ”, pontuou o comandante do BG, tenente-coronel Flávio Farias.

Bahia registra 93 casos de H3N2; 15 evoluíram para internação

A Bahia registrou, até a última terça-feira (14), 93 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2. Desses, 15 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram hospitalização.

De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual, dos casos de H3N2 que necessitaram de internação, 14 são residentes em Salvador e 1 em Lauro de Freitas, com idades entre 9 a 85 anos.

Em relação ao município de residência dos casos de Síndrome Gripal que não necessitaram de internação, 74 são de Salvador, 5 de São Sebastião do Passé, 3 de Catu, 2 de Itapebi e 1 de cada um dos seguintes municípios: Alagoinhas, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Lauro de Freitas, Macajuba e Vitória da Conquista. Dois casos são oriundos de outro estado.

Segundo o alerta emitido pela Vigilância Epidemiológica Estadual, as equipes de saúde devem estar atentas para a necessidade de intensificação das ações de vigilância dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Há recomendação também para a intensificação vacinal nos municípios que dispõem de estoque, com oferta da vacina influenza para os grupos prioritários não vacinados durante a campanha de 2021.

Jaldo Rodrigues deixa banda Sem Retoque

Foto: Divulgação

A Gilsão Produções informou, nesta terça-feira (14), que o vocalista da banda Sem Retoque, Jaldo Rodrigues, foi desligado do grupo. O motivo da rescisão contratual não foi informado e o cantor seguirá carreira solo.

Ainda de acordo com o grupo, o desligamento total ocorrerá após o cumprimento da agenda de shows já programados.

A banda Sem Retoque foi fundada pelo próprio Jaldo Rodrigues, Nózio Neto e Gilsão Produções, em 2010. “Quero agradecer a todos que nos acompanharam até aqui. Sem Retoque e Jaldo Rodrigues são uma única família daqui pra frente. Vamos seguir rumos diferentes, porém com o mesmo objetivo”, disse Jaldo.

O substituto de Jaldo Rodrigues não foi divulgado.

Confira a nota:

“Não é o fim, é um recomeço. A sofrência agora será em dose dupla.

Assim como tudo na vida, a arte e a música são feitas de ciclos. Neste momento a Gilsão Produções, vem, por meio desta nota, comunicar o desligamento do cantor Jaldo Rodrigues, que seguirá sua trajetória em carreira solo. Gostaríamos de agradecer a Deus e a todos que fizeram e fazem parte dessa história, que foi construída ao longo dos anos com muito carinho e amor dedicados ao nosso público. Gratidão é a palavra que define. Quanto à música, não se preocupem, o Sem Retoque e Jaldo Rodrigues continuarão fazendo história e tocando corações. Contamos com o apoio e o carinho de todos vocês. O desligamento total será após o cumprimento da agenda de shows já programados. Em breve traremos novidades”.

Órgãos de Santa Teresinha passam a cobrar comprovação de vacinação para atendimentos

A partir desta quarta-feira (15), os atendimentos presenciais nas repartições públicas municipais de Santa Teresinha serão realizados mediante a comprovação da vacinação contra a covid-19, informou a prefeitura.

A comprovação ocorrerá através da apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado de Vacinação obtido através do aplicativo “ConecteSUS”, do Ministério da Saúde, que contenha a informação de:

• 02 doses da vacina ou dose única, para o público geral;

• 01 dose de vacina para crianças e adolescentes alcançados pela Campanha de Imunização contra covid-19, observado o prazo de agendamento para segunda dose;

• doses de reforço subsequentes da vacina para o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização contra a covid-19.

De acordo com a prefeitura, os servidores públicos também devem estar com a vacinação em dias para o exercício das funções. Eles têm que apresentar, obrigatoriamente, a comprovação de vacinação relativa à covid-19.

Segundo o poder municipal, os servidores públicos que descumprirem a norma estarão sujeitos às penalidades administrativo-disciplinares.

O município de Santa Teresinha está com nove casos ativos de covid-19 e 34 suspeitos. Doze pessoas morreram em decorrência da doença.

Com nove casos de H3N2, Bahia ainda não vive surto da doença, diz Sesab

A Bahia registrou, até a última segunda-feira (13), nove casos de Influenza A H3N2 que evoluíram como síndrome respiratória aguda grave. Dados do boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual mostram que as notificações ocorreram em Salvador e Lauro de Freitas, sendo cinco do sexo feminino e quatro do sexo masculino, com idades entre 30 e 85 anos.

Técnico da coordenação estadual de Imunização, Ramon Saavedra, explica que, para que haja a notificação, é necessário que o caso tenha evoluído para uma internação. “Temos cinco unidades hospitalares sentinelas responsáveis por fazer coletas de amostras aleatórias de casos de síndrome gripal. É importante ressaltar que o processo é feito por amostragem. Se houve a internação, é necessário, obrigatoriamente, ser notificado. O serviço de rotina da Vigilância faz esse monitoramento baseado no Sivep-Gripe, que é o sistema de informação onde os estabelecimentos de saúde notificam um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, ressaltou.

Saavedra destaca, ainda, que medidas básicas de prevenção e a vacinação seguem sendo a melhor forma de evitar a doença. “É fundamental que a população continue investindo no uso de máscara e álcool em gel. A gente também tem a vacina contra a influenza, que é o principal mecanismo de intervenção disponível na saúde pública”, completou.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) preparou um guia com as principais dúvidas relacionadas à doença:

Qual o período de identificação dos nove casos registrados?
Todos os nove casos que evoluíram para internação foram registrados no período entre 19 de novembro e 13 de dezembro.

Todos os casos de H3N2 evoluem para uma internação?
Não. Nem todos os casos de Influenza H3N2 necessitam de internação. Em alguns deles, os sintomas são leves, como uma gripe simples, logo não são notificados.

Como é feita a contagem e identificação dos casos de H3N2?
O objeto de monitoramento da Vigilância em Saúde são os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são, justamente, os casos de gripe que evoluíram para um agravamento e foi necessário a internação. Se houve a internação, é necessário, obrigatoriamente, ser notificado. O serviço de rotina da Vigilância faz esse monitoramento baseado no Sivep-Gripe, que é o sistema de informação onde os estabelecimentos de saúde notificam um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Já é possível considerar que existe um surto de H3N2 na Bahia?
Não, a Bahia não enfrenta um surto de Influenza H3N2. O parâmetro para se considerar que existe um surto é a notificação de todos os casos em um mesmo território geográfico. No entanto, como a maioria dos casos foram registrados em Salvador, pode-se dizer que a capital vive o início de um surto da doença.

Qual a diferença de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG)?
Na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) , os principais sintomas são a dispneia/desconforto respiratório, a pressão persistente no tórax ou saturação menor que 95% em ar ambiente, evoluindo para um caso mais grave que, em muitas vezes, necessita de internação. Já no caso da Síndrome Gripal, o quadro se caracteriza por sintomas mais leves, com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos.

Após 12 dias de viagem a cavalo, medradenses chegam a Bom Jesus da Lapa

Foto: Arquivo Pessoal/Romildo Souza

Foram 12 dias. Exatamente 288 horas. Os quatro medradenses que partiram de Elísio Medrado rumo a Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco baiano, chegaram nesta terça-feira (14) ao destino montados em seus cavalos.

Fazem parte da comitiva Cristiano Moura; Tertuliano Cruz, conhecido como Dico; sua esposa, Karine Santana, e Romildo Souza. Eles deixaram Elísio Medrado no último dia 2. Na estrada, enfrentaram sol e chuva, além do desgaste dos animais.

O prefeito de Elísio Medrado, Linsmar Moura, irmão de Cristiano, foi ao encontro do quarteto para recebê-los em Bom Jesus da Lapa. O pároco do município, padre Gilton Abreu, o acompanhou na viagem.

Jiquiriçá recebe R$ 1,1 milhão para recuperar áreas atingidas pela chuva

Novos recursos para quatro cidades baianas atingidas pelas chuvas fortes no estado, desde o fim de novembro, estão sendo liberados nesta terça-feira (14) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O dinheiro será usado para recuperar as áreas mais afetadas pelo desastre natural.

De acordo com o ministério, o maior repasse, de R$ 1,1 milhão, será destinado ao município de Jiquiriçá. A cidade de Guaratinga será atendida com R$ 888 mil. Eunápolis, que já havia recebido recursos federais, receberá mais R$ 403 mil. Para Itambé, o MDR destinou R$ 376 mil. Outros municípios ainda aguardam análise dos planos de trabalho e serão beneficiados em breve, informa o ministério.

Recursos liberados

Segundo a pasta do Desenvolvimento Regional, com os repasses de hoje, o governo federal já liberou R$ 8,5 milhões aos municípios do sul da Bahia atingidos pelas chuvas. No último sábado (11), o governo já havia autorizado a liberação de R$ 5,8 milhões.

Até o momento, o MDR já reconheceu a situação de emergência em 26 cidades da Bahia. São elas: Anagé, Baixa Grande, Boa Vista do Tumpim, Camacan, Canavieiras, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Jaguaquara, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote. Medeiros Neto, Mundo Novo, Santanópolis, Teixeira de Freitas, Teolândia e Vereda.

De acordo com os dados mais atualizados divulgados pela Defesa Civil do Estado da Bahia, as chuvas já causaram a morte de 11 pessoas e deixaram 267 feridas. O número de desabrigados chega a 6.371.

Maiores de 18 anos já podem receber 3ª dose da vacina contra covid-19 em Elísio Medrado

A Secretaria de Saúde de Elísio Medrado disponibilizou, nesta terça-feira (14), a terceira dose da vacina contra a covid-19 para pessoas a partir dos 18 anos.

Para receber o imunizante, o paciente deve ir à sala de vacina, no Hospital Maria Lapa Bittencourt, portando o cartão de vacina, cartão do SUS e documento de identificação com foto.

Só pode receber o reforço quem já possui cinco meses ou mais de vacinado com a segunda dose ou dose única.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), 238 pessoas já receberam a dose de reforço em Elísio Medrado.

Preso suspeito de matar mãe e filha em Guanambi

Um homem de 36 anos foi preso, na segunda-feira (13), como suspeito de ser o autor de um duplo homicídio em Guanambi.

Os corpos de de Alcione Malheiros Teixeira Ribeiro e Ana Júlia Teixeira Fernandes, mãe e filha, foram encontrados na tarde do domingo (12), em um riacho próximo à rodovia que liga Guanambi a Palmas de Monte Alto. As vítimas, de 42 e 16 anos, foram atacadas quando caminhavam para a zona rural, onde Alcione possuía um sítio.

A Polícia Civil iniciou as investigações assim que tomou conhecimento do crime, chegando ao suspeito em menos de 24 horas.

Quando foi localizado, o homem, que tem passagem pela Polícia por importunação sexual, confessou ter praticado o duplo homicídio, conforme explicou o coordenador da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, delegado Clécio Magalhães.

“Há evidências de que ele tentou violentar as vítimas, mas que não chegou a realizar o ato. O suspeito afirmou que as matou por medo de ser denunciado”, informou.

Laudos periciais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) devem contribuir para a identificação do meio empregado nos crimes.

scroll to top