
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, nesta segunda-feira (12), a contratação de Carlo Ancelotti como o novo técnico da seleção brasileira. A chegada do renomado treinador italiano preenche a lacuna deixada por Dorival Júnior, que se desligou do cargo em março. Ancelotti assumirá a equipe a tempo de comandá-la nos próximos compromissos da Data Fifa, em junho, contra Equador e Paraguai.
De acordo com o anúncio da CBF, o contrato de Carlo Ancelotti com a seleção brasileira se estenderá até o final da Copa do Mundo de 2026. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, expressou grande entusiasmo com a contratação: “Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”.
A estreia de Ancelotti no comando da seleção principal masculina acontecerá no dia 5 de junho, em confronto contra o Equador, válido pelas eliminatórias sul-americanas para o Mundial de 2026. O Brasil ocupa atualmente a quarta colocação na tabela, com 21 pontos, enquanto o Equador figura na vice-liderança, com 23.
Cinco dias depois, em 10 de junho, às 21h45, a seleção brasileira enfrentará o Paraguai, na Neo Química Arena. As duas equipes estão empatadas com 21 pontos na tabela de classificação.
Espera-se que Ancelotti se encontre em breve com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico, para definir a lista de jogadores convocados para os duelos contra Equador e Paraguai. Segundo informações do The Athletic, o técnico italiano deve iniciar seus trabalhos junto à CBF a partir do dia 26 de maio.