A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, no começo do mês de julho, a primeira etapa do mutirão de castração de cães e gatos, resultado de um processo licitatório, que possui autorização para realizar até cinco mil castrações.
Na primeira etapa do projeto foram castrados 100 animais, a média de custo por animal castrado é de R$ 400, porém esse valor pode variar conforme o sexo do animal em cada etapa.
No processo licitatório fica decidido ainda que o pagamento pelo serviço de castração será realizado por etapa, de acordo com o número de animais castrados em cada uma delas.
Todas as intervenções realizadas na primeira etapa foram realizadas no Castramovél, veículo que possui registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e também a licença sanitária de funcionamento do município sede. Além disso, os profissionais envolvidos estão devidamente habilitados pelo conselho de classe.
As castrações, realizadas após um cadastro prévio, foram em animais da: ONG Amo Animais: 24 animais castrados (23 fêmeas e 01 macho); Protetora de Animais de Felino: 17 gatos castrados (12 machos e 5 fêmeas); residência da Sra. Marivalda Uretra: 09 animais castrados (05 machos e 04 fêmeas); pessoas Carentes: 44 animais castrados (Cães: 14 fêmeas e 07 machos, felinos: 10 machos e 13 fêmeas); Animais de Rua assistidos por voluntário: 04 cães castrados – 02 fêmeas e 02 machos; e 02 cães de rua da UFRB.