O temporal que atingiu o Recôncavo e o Vale do Jiquiriçá, no noite de terça-feira (22), causou destruição em São Miguel das Matas. A chuva e as fortes rajadas de vento deixaram um rastro triste nas ruas da cidade.
Postes, árvores, telhados e até o teto de um posto de combustíveis da cidade desabaram. Um carro que estava estacionado em uma praça foi atingido por uma palmeira-imperial, árvore do grande porte, e ficou totalmente destruído. Felizmente, não há registro de feridos.
A reportagem do i75 tentou contato com a prefeitura e moradores, mas, ao que tudo indica, parte da cidade ficou sem internet, energia e telefone.
Em Laje, cidade vizinha a São Miguel das Matas, também no Vale do Jiquiriçá, houve chuva com granizo e moradores postaram vídeos nas redes sociais.
Em Cruz das Almas e Castro Alves, ambas no Recôncavo, a chuva também caiu com intensidade, alagando ruas, mas sem registro de imóveis atingidos.
Essas regiões, assim como a maior parte da Bahia, estão sob alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.