A prefeitura de Amargosa realizou, no domingo (19), em comemoração aos festejos de aniversário de 131 anos de emancipação política do município, um evento para a Autorização de Licitação para requalificação de casas para os desabrigados nas fortes chuvas.
Em dezembro de 2021, depois dos fortes temporais, cerca de 280 casas foram atingidas e algumas ficaram completamente destruídas. Outras ficaram com a estrutura comprometida, tornando-se completamente inabitáveis.
A equipe da Secretaria de Assistência Social, juntamente com equipe de engenheiros da prefeitura, realizou visitas técnicas, com emissão de relatórios situacionais, que foram enviadas para o Governo do Estado. Após análise da equipe do Corpo de Bombeiros, foram validadas 49 casas como completamente inabitáveis e 18 como parcialmente inabitáveis.
O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), firmou compromisso com a prefeitura de garantia de recursos para reconstrução de 50 unidades habitacionais em Amargosa. Será um investimento de quase R$ 4 milhões.
Para a Secretária de Assistência Social, Milena de Aguiar, “esta etapa de autorização para licitação das reconstruções é de extrema importância para as famílias atingidas, pois vem como mais uma etapa na garantia do poder público em assegurar o direto a uma moradia segura para a nossa população”.