Desde o último dia 28 de outubro clientes da Claro, em Elísio Medrado, têm notado a diferença no sinal do celular, ao fazer ligação, e na velocidade da internet móvel. A operadora passou a disponibilizar a tecnologia 4G no município.
A reportagem do i75 flagrou homens fazendo manutenção na torre que fica na Rua São José, no Centro da cidade, e entrou em contato com a Claro para saber se tratava-se de mudança de tecnologia. “A Claro informa que, no último dia 28 de outubro, ativou a tecnologia 4G no município de Elísio Medrado (BA)”, limitou-se a informar a assessoria de imprensa da operadora.
Antes, a tecnologia oferecida pela Claro em Elísio Medrado era a 3G, mas muitas vezes o sinal nem isso possibilitava e os clientes sofriam com o sinal ruim e com a lentidão da internet.
O que é o 4G?
A internet 4G é um tipo de conexão de internet móvel, que surgiu para dar conta das transmissões de dados com mais velocidade que o 3G. Com a conexão 4G é possível fazer chamadas de vídeo, assistir filmes em alta definição, jogar online, dentre outros recursos.
A sigla 4G define a quarta geração de telefonia móvel disponível no Brasil e no mundo, sucessora direta do 3G e do 2G.
A velocidade da internet 4G no Brasil está em torno de 100 Mega segundo pesquisas da Opensignal. No entanto, por contrato, as operadoras de celular se comprometem a disponibilizar uma velocidade de apenas 5 Mega.
Além do seu plano de celular, outros fatores também podem influenciar no máximo de velocidade atingida pelo seu aparelho. Como, por exemplo, a cobertura da operadora, as condições de rede da sua região e o número de pessoas usando 4G ao mesmo tempo que você na sua localização.
Quais as vantagens do 4G?
A rede de internet 4G móvel oferece diversas vantagens para quem usa, conheças as principais delas:
- Maior velocidade na conexão;
- Maior velocidade em navegação de sites;
- Menores interferências em chamadas de vídeos;
- Reprodução de vídeos sem interrupções por carregamentos e em alta qualidade de imagem;
- Envios mais rápidos de fotos, áudios e vídeos.