No ritmo acelerado de montagem da infraestrutura, Santo Antônio de Jesus entra na contagem regressiva para receber mais de 100 mil pessoas por dia no São João. O calendário junino da cidade, com mais de 30 dias de festas, tem o período mais concorrido nas datas que acontecem os shows com grandes atrações nacionais, de 22 a 25 de junho, no Espaço do São João.
A abertura oficial será marcada com a celebração da tradicional Missa Festiva de Santo Antônio (21/06), que contará com shows do cantor Sílvio Brito, Zé de Belém e a Orquestra Sanfônica.
A grande expectativa é para os grandes shows com as estrelas da música no país. No Espaço do São João, os dois palcos principais receberão artistas como Nattan, Lucy Alves, Nadson O Ferinha, Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Bell Marques e muitos outros.
De 22 a 26 de junho o Espaço do São João também vai receber a Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e o Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop). Estão programados também o Forró das Crianças; Forró das Antigas e o Forró da Vila da Agricultura.
A programação será encerrada com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 01 e 02 de julho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.
A cidade já vive um clima junino desde o final de maio, quando iniciou o seu extenso calendário com o Festival de Forró (27 e 28/05), Cavalgada (28/05) e o aniversário dos 143 anos da cidade (29/05). Em junho, a programação prosseguiu com a realização da Vila de Santo Antônio (08 a 12/06), e o Festival Regional de Quadrilhas Juninas, que acontece no próximo dia 17.
Economia
A festa, que demanda grandes investimentos na infraestrutura e nas atrações musicais, impacta totalmente no crescimento da economia da cidade, gerando uma renda em torno de R$ 50 milhões, que envolve toda a rede produtiva, do pequeno agricultor até as grandes empresas.
Com 110 mil habitantes, a maior cidade do Recôncavo baiano está acostumada com o número da população duplicar no período do São João. A festa gera cerca de 2.000 empregos diretos e um número incalculável de indiretos, quando se acrescenta a economia informal. A economia movimenta todos os setores da cidade, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 1.250 leitos esgotados nos hotéis e pousadas. Neste período também aumenta a procura de aluguel de temporada, gerando uma renda extra para quem disponibiliza suas casas.
A decoração é uma atração à parte do São João. Tradicionalmente a população aguarda o dia que as ruas e o Espaço do São João começam a receber 6.000 quilos das coloridas bandeirolas. O ritual é considerado o ponto de partida da festa. A decoração e o ritmo do forró se estendem até a Feira Livre, outra atração concorrida da cidade que reúne agricultura familiar, culinária e produtos regionais, entre muitas outras novidades.
Gastronomia e balonismo
Na gastronomia, SAJ oferece muitas opções de bares e restaurantes de cozinha internacional, regional e nordestina. Destaque para a criatividade dos chefs que comandam os restaurantes Bode na Brasa, Dona Norminha, Oásis do Moura, Cantinho da Rosa e Cantinho da Roça, vencedores da premiação Panela de Bairro, promovida pela TV Bahia. Neste roteiro, vale a pena também conhecer a produção de licor, que ficou famosa na região através das marcas Dona Maria, Brazeiro e o da Ksa.
As belas paisagens da região encantam quem quer sentir a magia de voar de balão. No voo com duração em média de uma hora, o balão navega pelos vales do Recôncavo, fazendas, rios e por SAJ. O balão tem capacidade para 12 pessoas, que durante o passeio são acompanhadas por cinco profissionais. Os passeios de Balão podem ser marcados através do Instagram @bahiabalonismo e do telefone (75) 98815-4400.
Infraestrutura geral
Além do palco com infraestrutura de ponta, o Espaço do São João vai receber em anexo um backstage equipado com camarins e sala de imprensa. Dentro do circuito, o setor de alimentos envolve 120 famílias à frente das barracas que irão comercializar bebidas, comidinhas de rua e típicas juninas. Estes trabalhadores contam com o apoio de uma equipe especializada da prefeitura de SAJ, que atende os filhos dos trabalhadores enquanto os pais trabalham na barraca.
A área de shows também contará com espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros e posto médico. Em torno da festa, serão distribuídos mais de 250 sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade para o público local e turistas.
Para maior segurança do público, os postos da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em pontos estratégicos. A equipe de segurança será reforçada com mais de 100 seguranças particulares, equipe de brigadistas e da Guarda Municipal. As ruas receberão iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal.
Os profissionais envolvidos na organização do evento é um show à parte. São diversas equipes de secretarias e órgãos municipais trabalhando de mãos dadas com técnicos e times de apoio contratados para fazer o Melhor São João da Bahia.
Programação do São João
Quarta-feira (21/06): Missa de abertura com show de Silvio Brito, Orquestra Sanfônica e Zé de Belém.
Quinta-feira (22/06): Nattan, Lucy Alves, Nadson Ferinha, Forró Menina Bonita, Carol Souza, Luziel Jr e Os Cumpadi.
Sexta-feira (23/06): Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Targino Godin, Del Feliz, Juliano SS, Donas do Bar e Neném Coração de Vaqueiro.
Sábado (24/06): Bell Marques, Limão com Mel, Jaldo Rodrigues, Daniel Vieira, Farol de Milha, Mara Ribeiro e Forró Selo de Amor.
Domingo (25/06): Mari Fernandez, Adelmário Coelho, Sam e Kawan, Verena Santana, Luka e Gustavo e Flor do Nordeste.
Programação junina
17/06: Festival Regional de Quadrilhas Juninas
21/06: Missa Festiva de Santo Antônio de Jesus
22 a 25/06: Forró das crianças; Forró das Antigas, Forró da Vila da Agricultura, Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop)
02/07: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural de SAJ.