Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a União dos Municípios da Bahia (UPB) chama a atenção para um dado alarmante: dos 417 municípios baianos, apenas 54 são administrados por prefeitas, o que representa 12,95% de representatividade feminina no executivo municipal do estado.
Uma das cidades administradas por uma mulher é Itatim, no Piemonte do Paraguaçu. É lá que a enfermeira e prefeita Daiane dos Anjos trabalha para os pouco mais de 15 mil habitantes.
“A mulher empoderada empodera outras mulheres. Aqui em Itatim, vivemos um ciclo saudável de exemplos de mulheres que fizeram história em nossa cidade. E no Dia Internacional da Mulher, trago referências fortíssimas de minha mãe, claro, mas também de professoras, amigas e colegas de trabalho. Uma verdadeira rede de mulheres inspiradoras que, cada uma a seu modo, colaboraram e colaboram na construção de uma cidade próspera, acolhedora e boa de viver”, disse a prefeita.
O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, ao comentar os dados, ressalta que a participação das mulheres na política é de fundamental importância para o avanço na construção de políticas públicas no Brasil, e, sobretudo, para a transformação social em todas as esferas. “Sem o olhar das mulheres nós não conseguimos fazer política de forma plural e para todos. A sub-representação feminina é prejudicial à sociedade e injusta com as mulheres, porque na ponta elas entendem das necessidades do povo tanto quanto nós”, falou.
Segundo Zé Cocá, a UPB tem estimulado o debate sobre o tema e inseriu no seu calendário anual o “Encontro das Prefeitas e Vice-prefeitas”, com o objetivo de fortalecer e expandir a participação das gestoras nas ações municipalistas e apoiar suas administrações. No último encontro, realizado em julho do ano passado, a doutora e mestre do Programa em Família na Sociedade Contemporânea e autora do livro “As mulheres na política local: entre as esferas pública e privada”, Cláudia Barbosa, afirmou que o grande desafio do século XXI é “superar a desigualdade de gênero”. Segundo ela, é necessário o exercício do direito entre as mulheres para que possam ocupar espaços de poder.
Iniciativas que incluem as mulheres prefeitas nas ações da UPB culminam em fatos históricos, como o que será presenciado no próximo dia 13 de março. Pela primeira vez, a entidade dará posse a cinco prefeitas como representantes na nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade, a convite do prefeito de Belo Campo, Quinho, que presidirá a instituição no biênio 2023-2024.
“Somos a diferença e transformamos o mundo um pouquinho mais a cada dia, através da nossa força, da nossa coragem, do nosso poder de acolhimento e resolução. Somos participativas em todas as esferas da sociedade: em casa, no trabalho, no círculo social… Aqui em Itatim continuaremos dando o nosso melhor, para ver a nossa cidade crescer ainda mais”, finalizou Daiane dos Anjos, que está em seu primeiro mandato.