Domicílios ainda não recenseados no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá podem ligar para o Disque-Censo 137

Foto: Divulgação/IBGE

O Disque-Censo já está funcionando em todos os 417 municípios da Bahia, inclusive os do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá. Com isso, moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo Demográfico 2022 podem ligar para o número 137, informar a situação e solicitar a visita de um/a recenseador/a.

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone, fixo ou celular, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, das 8h às 21h30. O número 137 foi disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e é um serviço de utilidade pública.

O Disque-Censo foi lançado no dia 30 de novembro de 2022, apenas no Piauí e Sergipe, e vem sendo ampliado de acordo com o avanço da coleta. Com a progressiva finalização da pesquisa na Bahia, o estado passou a ser um dos 15 onde o serviço foi aberto para todas as cidades.

As ligações são recebidas por uma central de atendimento específica para o serviço, localizada no Rio de Janeiro, onde trabalha uma equipe de agentes censitários de pesquisa por telefone, do IBGE.

Ao receber a ligação, o/a atendente pede que quem ligou se certifique de que ninguém que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um/a morador/a forneça as informações por todos. Depois solicita o endereço para verificação.

Se o domicílio tiver sido recenseado, o atendimento é encerrado. Caso contrário, o/a atendente informará que um/a recenseador/a irá presencialmente ao endereço fornecido, realizar o recenseamento. Nesse caso, a equipe do Censo 2022 na Bahia é acionada, para que entre em contato com o/a solicitante e agende um dia para a visita ao domicílio.

“Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população, de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do território”, afirma a diretora-adjunta de Pesquisas do IBGE, Maria Lucia Vieira.

“Nenhuma informação do questionário é passada por telefone, tampouco são mencionados nomes de outros moradores do endereço informado”, ressalta a coordenadora substituta do Centro de Apoio ao Censo (CAC), Larissa Catalá.

Bahia tem 90,3% da população recenseada

Em coleta desde o dia 1º de agosto de 2022, o Censo Demográfico já contou, até o fim da tarde de domingo (8), 13.234.415 pessoas na Bahia, o que corresponde a 90,3% da prévia da população do estado, de 14.659.023 pessoas, divulgada em 28 de dezembro pelo IBGE.

Metade dos municípios baianos (208 de 417) já está com o Censo 2022 encerrado ou em fase de finalização, realizando apenas supervisões e revisões. Em todo o país, os trabalhos de coleta vão até o fim de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top