Educação antirracista: PIBID de Filosofia da UFRB e estudantes do Rômulo Galvão protagonizam atividades sobre racismo e valorização da cultura afro-brasileira

WhatsApp-Image-2025-11-14-at-09.10.16-2.jpeg

Fotos: Divulgação

Nesta quinta-feira (14) ocorreu o I Ciclo de Oficinas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Filosofia da UFRB e a II Mostra Étnico-Cultural, no Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado.

As oficinas do PIBID foram coordenadas pelo professor da UFRB, Dr. Emanuel Soares, e supervisionadas pelo Professor Me. Jenivaldo Souza Santos, conhecido como professor Zelly. Juntamente com os licenciandos Ana Carolina Santos, Gabriel Vilas Boas, Miquéias Barreto, Tailana Marques, Solange Gama, Tainá Fonseca, Vitor Moura e Wanderson Lima, o objetivo principal foi promover uma reflexão acerca do racismo e de seus impactos no ambiente escolar, especialmente na autoestima de crianças e adolescentes.

No mesmo dia, aconteceu a II Mostra Étnico-Cultural, idealizada pela estudante do Rômulo Galvão, Lais Borges, que, diante das inquietações provocadas pela ausência de conteúdos relacionados à cultura afro-brasileira, decidiu investigar suas causas. Esse processo culminou na mostra, que além de incentivar o protagonismo juvenil, reforça a importância de uma educação antirracista no contexto escolar.

Ambas as atividades evidenciam a necessidade de combater o racismo por meio de ações coletivas e de informações que promovam sensibilização e mudanças de atitudes dentro e fora da escola.

Eventos como esses só foram possíveis graças à parceria entre a UFRB, estudantes universitários, estudantes do Ensino Médio, coordenação pedagógica, secretaria, gestão escolar, professores e demais profissionais do Colégio Rômulo Galvão.

Mais lidas

Todos os direitos reservados
www.i75.com.br
scroll to top