O prefeito de Elísio Medrado, Linsmar Moura (PSD), e seu vice, Bune do Esporte (PT), eleitos em outubro último, foram diplomados pela Justtiça Eleitoral, nesta quarta-feira (18), no Fórum de Santa Teresinha, sede da 107ª Zona Eleitoral.
Na ocasião, os 9 vereadores e vereadoras também receberam o diploma. Vão compor a Câmara Municipal, entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2028 os seguintes nomes, por ordem alfabética: Bruna Caldas (MDB), Fabinho Argolo (PSD), Gel da Saúde (MDB), Gerolene (PSD), Liu (União), Mundinho (PSD), Nel de Manu (MDB), Perna (PSD) e Talisca (PT).
Linsmar, Bune e os vereadores e vereadoras tomarão posse no dia 1º de janeiro. Dos 9 edis, 8 fazem parte da base de Linsmar Moura. A exceção fica por conta da vereadora Liu.
O que é a diplomação?
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Segundo o Código Eleitoral, no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
LEIA TAMBÉM
Câmara de Elísio Medrado encerra atividades legislativas de 2024; três vereadores deixam a Casa