“Que calor é esse!” Certamente, essa frase é a mais dita pelos moradores de Elísio Medrado nesta terça-feira (6). Não é exagero, afinal, por volta do meio-dia, as agências climáticas apontavam 33 graus, com sensação térmica de 39, no município.
A saída para escapar do suor o mal estar causados pela alta temperatura é o ar condicionado e o ventilador, para quem dispõe dos equipamentos. Quem trabalha exposto ao sol, não tem muito o que fazer e sofre ainda mais.
Os termômetros devem registrar números elevados, pelo menos, até às 22h, quando a temperatura deve ser de 23 graus, informa a Climatempo. Pelo que apontam as agências climáticas, também não deve chover, pelo menos, até quarta-feira (8).
O que é sensação térmica?
A soma de temperatura com vento e umidade do ar leva a um conceito muito comum tanto no inverno quanto no verão: a sensação térmica. Muitas vezes, ela é muito menor (ou maior) do que o frio ou calor registrados nos termômetros.
Em geral, o cálculo da sensação térmica leva em conta variáveis como temperatura real do ar, umidade relativa do ar, radiação solar e falta ou presença de vento.