O Índice Geral de Cursos (IGC) 2021 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na terça-feira (28), atribuiu nota 4 à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A escala vai de 1 a 5.
“É uma nota que atesta a qualidade do trabalho feito pela nossa universidade. Temos ainda mais motivo para comemorar porque conseguimos essa nota em um contexto muito desfavorável, com desmonte da educação, pandemia e cortes no orçamento. Gostaria de parabenizar toda a nossa comunidade acadêmica por essa conquista”, disse Fábio Josué Souza, reitor da UFRB.
O IGC considera a média ponderada das notas do último triênio dos cursos de graduação e pós-graduação e é o principal dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para atestar a qualidade das instituições. O conceito abrange os cursos de graduação, mestrado e doutorado de instituições públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, com ou sem fins lucrativos.
O Índice Geral de Cursos é referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional, e também é utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos.