Estudantes cegos ou com baixa visão começaram a receber um dispositivo que possibilita autonomia dos usuários, pois qualifica o processo de aprendizagem e valoriza as potencialidades de cada indivíduo. O OrCam MyEye é um aparelho que se anexa a um óculos convencional e faz a leitura automática de diversos elementos apresentados, como textos, telas, rostos e objetos. O Governo do Estado da Bahia realizou na cerimônia de início ano letivo, na segunda (7), a entrega de 100 equipamentos.
De acordo com Marlene Cardoso, coordenadora de Educação Especial da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a ação pretende atender a 1.346 estudantes matriculados na rede estadual de ensino.
“A entrega será universalizada para 274 cegos e os 1.072 estudantes com baixa visão, em formato de uso contínuo. O uso das tecnologias assistivas na Educação é fundamental, pois qualifica o processo de aprendizagem e valoriza as potencialidades de cada indivíduo. Sendo assim, a aquisição dos equipamentos vai auxiliar no avanço da leitura e escrita para os estudantes com cegueira ou baixa visão, promovendo também ganhos psicológicos e sociais”.
0 comentários para “Estudantes da BA com deficiência visual recebem dispositivo que permite leitura de textos”