Estudantes da rede estadual de ensino da Bahia vão representar o Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá (NTE 9) no maior festival estudantil da América Latina, a 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) – Festival dos Estudantes, que será realizada entre os próximos 29 de janeiro e 2 de fevereiro, em Recife (PE). Lucas Antônio dos Santos, 18 anos, de Amargosa, Gustavo Barros da Rocha, 17 anos, e Alice Peixoto Campos, 16 anos, de Elísio Medrado, se destacaram por seus projetos inovadores em Ciência e Tecnologia, que serão apresentados na Mostra Científica do evento. A Bienal reúne milhares de jovens de todo o país para celebrar a cultura, a ciência e a inovação. Eles terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos para um público diversificado e trocar experiências com outros estudantes e pesquisadores.
Lucas Antônio, concluinte do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, desenvolveu um projeto voltado para a Astronomia, resultado de sua participação no programa Caça Asteroides, realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a NASA. Ele descobriu dois asteroides em 2022 e 2024, feitos que foram reconhecidos internacionalmente.
“Esse programa é uma oportunidade para estudantes e entusiastas da Astronomia explorarem o universo e contribuírem para a ciência. Minhas descobertas mostram que a ciência também pode ser produzida na escola pública”, destacou.
Gustavo Rocha, estudante do 3° ano do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, apresentará a plataforma LearnLoop, criada para auxiliar estudantes do Ensino Médio na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ferramenta oferece funcionalidades como um corretor de redações detalhado e a nova Redação Guiada, que orienta os usuários na estruturação de textos com base em temas sugeridos.
“A ideia surgiu ao perceber que muitos colegas tinham dificuldade na redação. O LearnLoop é minha tentativa de tornar os estudos mais acessíveis e eficientes”, explicou Gustavo.
Já Alice Peixoto, também estudante do 3° ano do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, apresentará a pesquisa “Implementação do Novo Ensino Médio de Tempo Integral: limites e desafios no Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão”, focando nas mudanças que aconteceram em 2023. “Meu projeto fala sobre algo que estou vivendo. Então, junto com meus colegas, decidimos fazer uma pesquisa para mostrar como estamos lidando com essas mudanças”, ressaltou a aluna.