O município de Sapeaçu tem dado exemplo no que diz respeito à vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19. Até este sábado (19), sete em cada dez meninos e meninas aptos para receberem a imunização haviam recebido a primeira dose da vacina.
Os dados divulgados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) apontam um índice de vacinação de 72%, bem acima da média estadual, que está em 30%.
Segundo a Sesab, o público-alvo dessa faixa etária em Sapeaçu é de 1.666 crianças. Destas, 1.201 já receberam a primeira dose do imunizante.
Com este número, Sapeaçu vai na contramão de parte dos municípios baianos, que possuem baixa adesão. Em São Gonçalo dos Campos, por exemplo, distante apenas 55 quilômetros de Sapeaçu, 3.949 crianças estão aptas para receberem a vacina, mas, até o momento, apenas 201 receberam o imunizante, de acordo com a Sesab.
A fim de entender a metodologia e o sucesso da vacinação infantil em Sapeaçu, o i75 tentou contato com a Secretaria de Saúde do município, mas não obteve sucesso. Entretanto, em uma rápida visita ao Instagram da prefeitura, percebe-se que há uma divulgação massiva sobre a importância da vacinação para os meninos e meninas.
Na última quinta-feira (17), todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade ofereceram a vacina, diminuindo filas e tempo de espera. Lá, a criança vacinada recebe um Certificado de Coragem e os profissionais que aplicam o medicamento trabalham com perucas coloridas e em um ambiente decorado. Tudo para deixar os pequenos sem medo e confortáveis.