Com previsão de ofertar 7 mil atendimentos, teve início nesta quinta-feira (22), em Jaguaquara, a Feira Cidadã, ação realizada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania em uma estrutura montada na Avenida 2 de Julho.
A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, conferiu o início dos atendimentos de mais essa edição da iniciativa e acompanhou a realização de exames e consultas. Estão sendo ofertados atendimentos oftalmológicos, odontológicos, além de exames como raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma. “É uma parceria com a prefeitura para trazer a saúde mais próxima da população. Desde março, retomamos as atividades da Feira Cidadã, depois de dois anos da ação parada por conta da pandemia”, afirma a secretária.
Adélia Pinheiro explica que nos serviços de oftalmologia estão sendo ofertados consultas habituais, rastreio e cirurgia simultânea de catarata e serviço de YAG Laser, que é a limpeza das lentes de quem fez cirurgia de catarata. Além disso, na área de odontologia, estão sendo realizados aplicação de flúor, limpeza, restauração, tratamento de canal e cirurgias de baixa complexidade.
Na Feira, a população também tem acesso ao posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde está sendo realizada a emissão de documento de identidade, CPF e antecedentes criminais. Para ter acesso aos serviços, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, Comprovante de Residência, Comprovante de Vacina contra o Covid-19 e requisição médica para realização de exames de ultrassonografia.
Integração do hospital à rede estadual
Ainda em Jaguaquara, a titular da Sesab assinou, junto com a prefeita do município, Edione Agostinone, um termo de compromisso que faz parte do processo de estadualização da gestão do Hospital de Jaguaquara.
A unidade foi entregue completamente reformada e ampliada em 2020, após investimento superior a R$ 8,1 milhões entre obras e equipamentos. Fruto de um convênio entre a prefeitura e o Estado da Bahia, o Hospital Municipal de Jaguaquara deve aumentar ainda mais sua área de atuação com o processo de transferência de sua gestão para a Secretaria da Saúde do Estado.