Filme sobre quilombo da Chapada é selecionado para festival internacional

O documentário “Quilombo Corcovado – Ancestralidade” foi selecionado para participar da mostra competitiva da 18ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema. A obra é dirigida por Rafael Lage.

“Ancestralidade” é um documentário de 30 minutos de duração que narra a trajetória de resistência da comunidade quilombola de Corcovado, situada a 12km da sede do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, centro-norte da Bahia.

A partir de imagens da impactante paisagem local e de entrevistas realizadas ao longo de quatro meses de convivência com anciãos e lideranças quilombolas, Rafael Lage tece uma narrativa sensível e ao mesmo tempo contundente da luta da comunidade pela sobrevivência e pela preservação de suas ricas tradições culturais.

“Durante mais de meio século, o Corcovado viveu sob completo abandono do poder público. Todas as conquistas da comunidade são recentes. O sistema de abastecimento de água, por exemplo, é de 2015 e antes disso eles dependiam de uma fonte que ficava a três quilômetros de distância. O filme conta um pouco dessas dificuldades, mas o foco principal é o trabalho, a união e a fé da comunidade para superá-las”, diz o diretor, que também assina o roteiro e a edição do filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top