Furtos na zona rural de Elísio Medrado assustam moradores

Foto: i75

Os furtos, resultantes de arrombamentos de imóveis, têm tirado o sono de moradores da área rural de Elísio Medrado. Só na semana passada dois sítios foram invadidos e bandidos levaram pertences após terem acesso às casas.

Nas invasões, o modus operandi é o mesmo: entrada em imóveis onde os proprietários não dormem constantemente. Os itens roubados são eletrodomésticos e alimentos.

Um dos proprietários contou à reportagem que, ao registar boletim, ficou sabendo que outras pessoas haviam registrado ocorrência pelo mesmo motivo. Ele contou ainda que o clima de insegurança para os moradores é o fato que mais incomoda. “É muito importante que uma investigação ocorra e que se chegue ao responsável pelas invasões e que essa pessoa responda por seus atos. Elísio Medrado é uma cidade tranquila e não pode dar brechas para esses atos e, consequentemente, a insegurança”, disse o homem, que prefere não se identificar.

A reportagem do i75 tentou contato com o delegado de Elísio Medrado para checar o número de queixas por furto que foram registradas ultimamente e se a polícia já investiga algum suspeito, mas a autoridade policial está de férias, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil (PC).

“Os casos de furto na zona rural estão sendo investigados pela Delegacia Territorial DT/ Elísio Medrado”, resumiu, através de email, a assessoria da PC.

O i75 também falou com a Polícia Militar (PM), que explicou o que tem sido feito para coibir as invasões a imóveis e, consequentemente, os furtos. “O policiamento no município de Elísio Medrado é realizado pela 99ª CIPM, que emprega viaturas diuturnamente em rondas e abordagens com o objetivo de prevenir o cometimento de delitos na região”.

Ainda de acordo com a PM, a área conta também com apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Leste. Além disso, a região é atendida pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte.

A corporação ressalta a importância de o cidadão acionar a PM através do 190 ou 181 sempre que for vítima ou flagrar algum crime, bem como registrar o fato na delegacia.

Segurança na zona rural

A segurança dos moradores da zona rural no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá foi um dos assuntos abordados pelo prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga, em discurso no Programa de Gestão Participativa, em Santo Antônio de Jesus, durante a pré-campanha de Jerônimo Rodrigues para o Governo da Bahia. “Jerônimo, peço que quando você tome posse olhe mais pelos moradores da zona rural. Sugiro que seja implantada a ronda rural para que, quem está longe da cidade, sinta-se mais seguro”, disse, à época.

Câmeras de monitoramento

Além de reforçar portas e janelas, uma das opções para os proprietários de imóveis na zona rural é a instalação de câmeras de monitoramento, que gravam as imagens e deixam armazenadas para consulta, ao sinal de qualquer anormalidade no imóvel.

Em Elísio Medrado, os equipamentos e o serviço de instalação são oferecidos por Joziel Evangelista, da Digital Informática. De acordo com ele, um circuito com quatro câmeras, que alcançam 30 metros e gravam à noite, juntamente com os outros equipamentos, custa em torno de R$ 1.800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top